Você sabe quando procurar por um profissional Nutricionista?

Criado em: 05/07/2021 09:41:25
Atualizado em: 05/07/2021 09:41:25

A secretaria de Saúde de Missal disponibiliza deste atendimento

      Muitas pessoas imaginam que a busca por algum profissional Nutricionista é somente para quem busca emagrecer. Mas, este profissional pode auxiliar em diversas outras áreas. Além do emagrecimento, os nutricionistas auxiliam para quem necessita de ganho de peso, por exemplo, quando há alterações de exames como colesterol, anemia, ácido úrico, esteatose hepática, glicemia, triglicerídeos, às pessoas que sofrem com hipertensão (pressão alta), diabetes, gestantes, câncer, entre outras.

      Para atendimento via secretaria de saúde, o médico ou enfermeiro, após devida avaliação, encaminha o paciente ao nutricionista. Os atendimentos ocorrem na clínica de especialidades no centro e nas unidades de saúde de Dom Armando, Portão Ocoí e Renascer. O atendimento em Missal é feito pela Nutricionista, Jaqueline Schons. Se houver necessidade, são realizadas visitas domiciliares quando o paciente está impossibilitado de comparecer nos locais de atendimento.

      “Tínhamos os grupos de emagrecimento também, mas devido a pandemia, estão suspensos”, explicou Jaqueline. Ela ainda completou dizendo que há a disposição as coordenações de alguns programas como o PSE (Programa Saúde na Escola, Criança Saudável, Vitamina A e Ferro e o Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional).

      De acordo com informações, no município de Missal a maior busca por nutricionista é de pessoas com Diabetes, Obesidade e hipertensão. “Quanto antes as pessoas procurarem o atendimento, melhor para as condições de saúde”, orienta Jaqueline. O encaminhamento pelo médico é realizado imediatamente após ocorrer alterações nos exames do paciente.

      Porém, a nutricionista que atende nas Unidades de Saúde em Missal alertou as pessoas que para maior efetividade, o tratamento deve ser completo. “A evolução depende muito de o paciente estar realmente disposto a uma mudança alimentar, por exemplo, e a força de vontade em dar seguimento ao tratamento”, completou.

      O que ocorre, é que algumas pessoas iniciam o tratamento, mas desistem no meio do caminho, e, além de tirar a vaga de alguém que está precisando, acaba não trazendo os resultados que se espera na recuperação.