Vigilância Sanitária

Criado em: 03/08/2020 15:39:50
Atualizado em: 23/08/2023 09:36:48

História da Vigilância Sanitária

            As atividades de Vigilância Sanitária (VISA) surgiram há muito tempo, para evitar a propagação de doenças nas cidades. Na época, havia a polícia sanitária do Estado, que observava algumas atividades profissionais e fiscalizava embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos.

            A VISA foi reestruturada com as descobertas nos campos da bacteriologia e terapêutico, no período das guerras mundiais. A partir de 1980, com a participação popular, a VISA passou a administrar o complexo de atividades concebidas para que o Estado cumpra o papel de guardião dos direitos do consumidor e provedor das condições de saúde da população. Desde o surgimento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as vigilâncias de todo o país vêm se organizando, cada vez mais, para cuidar de todas as suas áreas de atuação.

            A VISA é responsável por promover e proteger a saúde de toda a população. É a VISA que monitora a qualidade de produtos, que vão desde o pãozinho vendido na padaria até os medicamentos fabricados em laboratórios multinacionais. A VISA também inspeciona restaurantes, hospitais, aeroportos, e muitos outros estabelecimentos, para garantir a higiene e evitar a transmissão de doenças. Ou seja, o papel da Vigilância é cuidar de toda a população.

 

Vigilância Sanitária no Âmbito Municipal

                        A Vigilância Sanitária foi implantada no Município de Missal no Ano de 1983, sob a coordenação da Fundação Caetano Munhoz da Rocha – FCMR, órgão estatal e contava com o serviço de 01 (um) agente. Em 1990 com a municipalização das ações de básicas de saúde a Vigilância Sanitária passou a ser coordenada pelo Município.

                        A partir de Fevereiro de 1998 com a criação da Lei Nº 002/98 que dispõe sobre as ações de saneamento e vigilância sanitária ocorreram os primeiros avanços do setor, onde passou a contar 01(um) tecnólogo em alimentos e 01 (um) veterinário e desenvolvia as ações de baixa complexidade.

                        Foi a partir do ano de 2002, quando o município assumiu as ações de média e alta complexidade que passou a ter uma equipe multiprofissional, contando hoje com: técnico de vigilância sanitária, tecnóloga em alimentos, técnico em segurança do trabalho, veterinário, odontólogo, enfermeiro e farmacêutico, desenvolvendo todas as atividades sanitárias no âmbito municipal.

 

Vigilância Sanitária

Enfermagem: Gracieli Andolfatto Cecatto Praxedes

Farmacêutico: Diana Pauli Bassani

Farmacêutica Bioquímica: Diana Pauli Bassani

 

Médica Veterinária: Jéssica Franciane Mendes Kunz

 

Odontologia: Zenaide Maria Kaefer

 

Saúde do Trabalhador: Bruna Gabriela Reinehr

 

Técnica em Vigilância Sanitária: Tânia Sbabo Jank

 

Técnica em Alimentos: Ieda Maria Pazini Bottezini

 

Telefone: (45) 3244-8052

 

WhatsApp: (45) 9 9149-7532

 

Denúncias ouvidoria: (45) 3244-8066

 

e-mail: visamissal@missal.pr.gov.br

 

Horário de Atendimento: 07:30 às 11:30 e das 12:30 às 17:00 horas de segunda a sexta

 

Enderço: Rua Nossa Senhora da Luz - Centro