Visita técnica ao Centro Especializado de Reabilitação em Foz do Iguaçu visa encaminhar futuras parcerias com Missal

Criado em: 20/05/2021 10:53:32
Atualizado em: 20/05/2021 10:53:32

        Uma visita técnica na tarde de quarta-feira, 19 de maio, ao Centro Especializado de Reabilitação em Foz do Iguaçu (CER IV) teve como objetivo principal, além de conhecer a Unidade, visualizar possibilidades de firmar parcerias entre os municípios de 9ª Regional de Saúde, entre eles, o município de Missal.

        O vice-prefeito de Missal, Eugênio Schwendler, a secretária Municipal de Saúde, Silvia Maccari Petricoski e o Chefe da Divisão de Transporte Sanitário, Dirceu Caumo, estiveram com os secretários de Saúde das cidades de Serranópolis do Iguaçu, Alex Roveda, e de São Miguel do Iguaçu, Carline Slovinski Acordi Garcia, visitando o local.

        A secretária Silvia afirmou que gostou muito do espaço e afirmou ser muito bem equipado. “Fomos muito bem recebidos pela diretora Jaqueline que nos apresentou todos os espaços, como funcionam atualmente”, relatou. “Nas próximas reuniões da Regional de Saúde vamos tentar pactuar isso, fazer estudo, levantar critérios e demanda para enquadrar nossa população”, afirma Silvia.

 

Centro Especializado de Reabilitação

        O Centro Especializado de Reabilitação Dr José Carlos Azeredo, o CER IV, está localizado na avenida Andradina, no Jardim Ipê, com funcionamento das 7h às 19h e é considera referência no atendimento aos cuidados com pessoas com deficiência no Estado. O local, inclusive, foi construído com recursos do Ministério da Saúde.

        A criação e construção do espaço visa garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais de portadores de necessidades especiais da região. É o primeiro espaço da região oeste do Paraná destinado ao atendimento de pessoas com quatro tipos de deficiência: física, visual, auditiva e intelectual.

        O CER IV visa atender a pacientes dos municípios que fazem parte da 9ª Regional de Saúde, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Medianeira, Ramilândia, Itaipulândia, Serranópolis do Iguaçu e Matelândia.

        Possui médicos especialistas como: otorrino, ortopedista, neurologista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, pedagoga, terapeuta ocupacional, que são responsáveis pelo atendimento de forma individual ou em grupo.

        O prédio abriga consultórios para as especialidades atendidas, sala de atendimento terapêutico adulto e infantil, área de convivência interna, sala de orientação, mobilidade e laboratório de prótese ocular. São cerca de 700 pacientes atendidos no local.