Vigilância Sanitária de Missal autua estabelecimento clandestino de embutidos e produtos cárneos

Criado em: 11/04/2022 14:35:07
Atualizado em: 11/04/2022 14:35:07

        Uma ação conjunta da Vigilância Sanitária de Missal e apoio do Serviço de Inspeção Municipal, fiscalização Municipal e da Polícia Civil, autuaram um estabelecimento clandestino na tarde de quarta-feira, 06 de abril. No local, foi verificada uma fábrica clandestina com produção de embutidos e derivados cárneos.

        O responsável pelo estabelecimento foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e as infrações na esfera criminal estão sendo apuradas por órgãos competentes.

        Por parte do município de Missal foi emitido o auto de infração, de acordo com o código de postura do município, que prevê a apreensão, inutilização dos produtos e multa. O local não possui registro no serviço de inspeção e foi trancado.

 

Como ocorreu a ação?

        O setor de Vigilância Sanitária de Missal recebeu denúncia por meio do Ministério Público de um local que estaria abatendo animais e utilizando carnes imprópria para a fabricação de embutidos.

        Os órgãos competentes foram verificar o local objeto da denúncia, onde ficou constatado a veracidade do que havia sido relatado. O produto foi apreendido e descartado.

        Foram inutilizados 850 kg de produtos cárneos, entre eles carcaça de suíno, cortes cárneos de suíno, algumas peças cárneas de bovino, salames, orcela, peles suínas, torresmo, pururuca, miúdos (língua, coração) e toucinho.

        Na ocasião foi despejada água sanitária e desinfetante sobre os produtos e enterrado em valeta no aterro sanitário municipal.

        O proprietário não conseguiu comprovar a procedência de todos os produtos, podendo ser verificado que diversos pedaços estavam impróprios para consumo. A situação era perceptível visualmente. Inclusive, os relatos apontam que o ambiente era bem insalubre, com muitas moscas.

 

Riscos à Saúde

        A ingestão de produtos obtidos sem a devida inspeção sanitária, principalmente as carnes clandestinas, pode causar intoxicações alimentares e ser veículo de zoonoses, ou seja, doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos. Entre estas estão a teníase, a cisticercose, a tuberculose, a brucelose, botulismo e a toxoplasmose, todas patologias graves e que podem levar à morte.

        Os consumidores devem se atentar ao rótulo do produto, principalmente os de origem animal devem conter na embalagem o carimbo do Serviço de Inspeção, que pode ser: Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM). É a garantia de que o alimento foi produzido de acordo com as normas higiênicas e sanitárias.

        Vale ressaltar que a carne clandestina é um grande risco a saúde da população e o consumidor tem um papel muito importante ao denunciar esse tipo de prática. Denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal pelos fones (45) 3244-8066 ou ainda 0800 646 6056.