USF Dr. Celso Prado é inaugurada no Centro de Missal com a presença de grande público e homenagens

Criado em: 22/12/2021 13:42:13
Atualizado em: 22/12/2021 13:42:13

       Na manhã desta quarta-feira, 22 de dezembro de 2021, ocorreu a tão esperada inauguração da Unidade de Saúde do Centro. A denominação do espaço é USF Dr. Celso Prado em homenagem ao médico que atuou por muito tempo no município e que infelizmente faleceu, mais uma das vítimas de complicações causadas pela Covid-19.

       Inclusive, houveram momentos de homenagens, dedicadas aos familiares de Dr. Celso. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, bem como da Chefe da 9ª Regional de Saúde, Ielita dos Santos e do Deputado Estadual Elio Rusch, que foi um dos autores de emenda parlamentar para viabilização da Unidade.

       O Prefeito Ferrari, em seu pronunciamento, destacou que essa é uma das obras mais importantes que inaugurou durante a gestão. “No primeiro mandato inauguramos o CMEI que hoje abriga o Sementes do Amanhã e essa nova Unidade aqui no centro é sem dúvida uma das mais importantes, junto com a Unidade de Saúde do Bairro Renascer”, observou.

       Ferrari ainda agradeceu ao serviço prestado por todos os servidores da Saúde do Município de Missal. “Se temos um bom atendimento é graças ao empenho e dedicação de todos os profissionais que não medem esforços para atender a população da melhor maneira possível, tem o nosso apoio e valorizamos o trabalho de excelência que se prestam a fazer”, elogia.

 

USF Dr. Celso Prado

       A Unidade possui 409,96 M². Trata-se de um convênio do ano de 2018 (075/2018) com o Governo do Estado do Paraná. A responsável pela construção foi a Construtora Possamai Ltda-EPP, vencedora da licitação. Durante a execução houveram impasses, demora de repasse de recursos por parte do Estado, Pandemia, entre outras situações o que fez com que a obra precisasse ser paralisada.

       Ao assumir a gestão, o Prefeito Ferrari, junto com o vice Chenho, tiveram como propósito finalizar a referida obra. O montante total investido passou de 1,5 milhão de reais com a maior parte dos recursos oriundas do Governo do Estado do Paraná (R$1.153.861,55). “Agradeço aos vereadores que entenderam que foi necessário aportar ainda mais recursos para contemplar o que não estava previsto no projeto inicial para deixar a Unidade como está hoje”, explica Ferrari.

       Estes recursos Estaduais foram viabilizados pelo então Deputado Estadual José Carlos Schiavinato (in memorian) em parceria com o Deputado Estadual Elio Lino Rusch. Houve ainda a parceria dos Deputados estaduais Gilson de Souza e Nelson Luersen para custear parte dos equipamentos de Saúde.

       A unidade de Porte III, o maior modelo disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná, vai melhorar ainda mais o atendimento à população de Missal e leva o nome de um dos grandes médicos do município. Trata-se de uma bela e justa homenagem, indicação dos Vereadores Maico Luzzi (Boi), Tarcísio (Tati) Mascarello e Jair Rauber com projeto de lei apresentado por todos os vereadores e aprovada de forma unanime pelo Poder Legislativo de Missal.

 

Autoridades

       O Prefeito Ferrari de Missal, que afirmou estar muito satisfeito com mais uma obra concluída, recepcionou as demais autoridades locais e regionais, juntamente com o vice-prefeito Chenho.

       Como já citado, estiveram prestigiando a inauguração a Chefe da 9ª Regional de Saúde, Ielita dos Santos e o Deputado Estadual Elio Rusch. O Deputado Estadual Gilson de Souza esteve representado por Maicon Maximiano. O Prefeito do município vizinho, Santa Helena, Evandro Grade Zado, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimentos dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu acompanhou a cerimônia, juntamente com o vice-prefeito Dinho Maraskin.

       Houveram momentos de bençãos e mensagens religiosas com o Pastor Paulo Andrade da Igreja do Evangelho Quadrangular, representando o Conselho dos Pastores, e do Padre Adelcir Welter, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio de Santa Helena, que representou o Pároco de Missal, Agostinho Gatelli.

       Entre os vereadores, além do Presidente da Câmara, Elmo Franke Pauli, estiveram ainda os autores da indicação, Maico Luzzi (Boi), Tarcísio Mascarello (Tati) e Jair Rauber, bem como os vereadores, Elias Xavier Andrade, Algacir Kroth, Valentin Kniphoff, Jair Bogler e Ceni da Rosa Justen (Gringa).

       Também marcaram presença ex-vice prefeitos. Mirisia Butske e Hermílio Rauber. A Miss Missal Djenifer Frey (Miss Paraná 2019), representou a beleza da mulher missalense no evento. Além de outras lideranças municipais como o Presidente da Acimi, Rodrigo Schleicher, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Urbano Braun, representantes de outras entidades, instituições financeiras, comerciantes

       Houveram ainda os representantes do Hospital Nossa Senhora de Fatima e do Conselho Municipal de Saúde, grandes parceiros da Administração Pública e fundamentais para o bom andamento dos serviços da Saúde. A apoiadora do Cosems de Foz do Iguaçu, Carline Slowinskim também acompanhou a cerimônia, da mesma forma que a diretora do Cisi, Marlei da Rosa.

 

Homenagem

       Para a homenagem, se fizeram presentes os filhos do Dr Celso Prado e demais familiares. Receberam uma rosa como forma de homenagear a memória do homenageado, que teve seu nome eternizado levando a denominação da Unidade. Foi um momento de muita emoção.

 

DR. CELSO PRADO

Dr. Celso Prado nasce em Curitiba no dia 13 de setembro de 1946, Filho de Geraldina Dinon Prado e Sr. CEL Beijamin Prado.  Celso Prado forma-se em Clinica Geral e cirurgia Geral pela Universidade Federal do Amazonas aos 26 anos de idade. Sua residência Médica foi no Rio de Janeiro na Equipe do cardiologista Dr. Zerbine (Dr. Euryclides de Jesus Zerbini).

       Em seguida segue para sua cidade Natal Curitiba, onde trabalhou como cirurgião no Hospital Oswaldo Cruz. No ano 1973, Dr. Celso Prado fixa residência em Missal, oeste do Paraná.  Desde então como único Medico na cidade, dando continuidade ao trabalho do Senhor Dr. Guido Vilavicêncio Perez que por razões profissionais muda-se para Curitiba. Portanto, desde o ano de 1973, Dr. Celso Prado prestou seus serviços com exclusiva dedicação durante 48 anos.

       Neste período fez diversos atendimentos, salvando muitas vidas, prestando seu serviço com muita excelência e amor a profissão. Não à toa deixou muitas saudades de pessoas que faziam questão de se consultar apenas com o Dr. Celso. Com certeza vai deixar muitas saudades aos missalenses, em especial aos seus familiares e amigos.

       A unidade recebe o nome e eterniza o legado de Dr. Celso, ficando o reconhecimento pelo trabalho.