Unidade de Saúde no Bairro Renascer faz coleta de Leite Materno para banco de Leite em Foz do Iguaçu

Criado em: 18/08/2021 15:47:27
Atualizado em: 18/08/2021 15:47:27

O Mês de agosto é dedicado a conscientização sobre a importância do Aleitamento Materno. Trata-se do Agosto Dourado. O município de Missal possui um ponto de coleta de leite para ser enviado ao Banco de Leite em Foz do Iguaçu. A doação deste leite auxilia muitas mulheres que não possuem as condições de amamentar os filhos recém nascidos.

Em Missal, as lactantes de todo o município podem fazer um cadastro na Unidade de Saúde do Bairro Renascer. As cadastradas recebem as orientações quanto as formas corretas de esterilização dos aparelhos como bomba e os potes de armazenamento. Após isso concluído, este leite é encaminhado para Foz do Iguaçu e lá são preparados para serem doados para hospitais e maternidades.

A enfermeira Valéria Câmara, responsável pela Unidade no Bairro Renascer, afirma que esta ação é muito importante para as mães de Missal. “Não só pras mãezinhas de Missal, como para aquelas que quando estão na maternidade não conseguem ter seu leite materno, muitas vezes por causa do estresse e da ansiedade do parto”, observou. Estas doações também são destinadas para os recém nascidos e em CTI (Centro de terapia Intensiva) neonatal.

O Leite que é encaminha à Foz do Iguaçu contém ainda o formulário preenchido pela lactante, para efetivação do cadastro como doadora de Leite. “Sempre nas consultas de pré-Natal da enfermagem e do médico, bem como nas visitas das ACS’s incentivamos e orientamos a importância da amamentação e doação do leite materno”, explica Valéria. A amamentação deve ocorrer, por pelo menos seis meses, exclusivamente com leite materno, sem implementação de outros alimentos.

Valéria ainda cita que pode ocorrer do recém nascido não atingir o peso ideal e a orientação do pediatra é fundamental. “Se for necessário alguma polivitamina, ou mesmo um complemente vitamínico, a recomendação deve ser feita somente pelo médico pediatra”, orienta. “Por esses motivos as mãezinhas não podem deixar de comparecer na primeira consulta com o pediatra e da enfermeira que é a puericultura”, completa a enfermeira.

Dia da Gestante

No dia 15 de agosto foi celebrado o Dia da gestante. É um dia para reflexão sobre como as gestantes foram impactadas por todas estas mudanças, e para fazer um alerta sobre todos os cuidados que elas devem ter, especialmente nesta fase.

O aleitamento materno, por exemplo, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Com informações do Ministério da Saúde