Técnicas e Enfermeiras passam por treinamento para otimizar coleta de sangue em Missal

Criado em: 09/03/2022 16:23:46
Atualizado em: 09/03/2022 16:23:46

       Na tarde desta terça-feira, 08 de março, técnicas e enfermeiras responsáveis pelas coletas de sangue nas Unidades de Saúde do Interior de Missal receberam uma capacitação teórica e prática a fim de melhorar ainda mais as coletas realizadas e enviadas ao laboratório do município.

       A responsável técnica pela capacitação, bioquímica Diana Pauli Bassani, informou que foi um momento para tirar dúvidas com troca de experiência em busca de excelência no atendimento. “Apresentamos as profissionais, de forma teórica e prática, a importância da lavagem correta das mãos, identificação dos frascos na hora da coleta, orientações de jejum para o paciente, entre outros detalhes”, explica.

 

Dicas Importantes

       De acordo com as orientações repassadas, a quantidade de erros que podem ocorrer durante a coleta e o processamento de amostras sanguíneas é potencialmente numerosa e as consequências destes erros são muito prejudiciais aos pacientes.

       Sem a utilização de procedimentos que visem a excelência das práticas laboratoriais é pouco provável que as amostras e os resultados obtidos possam ser comparáveis entre laboratórios diferentes.

       A coleta apropriada e o manuseio correto das amostras são de vital importância para prevenir os numerosos erros inerentes a esta fase. Os erros pré-analíticos podem ter numerosas origens como: identificação incorreta do paciente, ordem dos tubos incorreta durante a coleta, utilização do aditivo inadequado, erros de rotulação, tempo decorrido entre a coleta e a realização do teste e erros burocráticos.