Técnicas da Vigilância em Saúde de Missal participam de Treinamento para Região da Tríplice Fronteira

Criado em: 01/09/2022 17:15:10
Atualizado em: 01/09/2022 17:15:10

Durante reunião do Grupo de Trabalho para Integração das Ações de Saúde – GT Itaipu Saúde, foi aprovado o projeto denominado: Vigilância Ativa para a Região da Tríplice Fronteira proposto pela comissão técnica de Endemias e pandemias.

O objetivo é contribuir com a prevenção de epidemias de arboviroses, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além de aperfeiçoar as práticas de fiscalização no uso da tecnologia fundamentada nos princípios de saúde única e vigilância integrada para conter a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Conforme as etapas previstas no projeto, foi realizado entre os dias 22 a 26 de agosto nas dependências da Itaipu Binacional – PTI - um treinamento com base nos conceitos de saúde única para 45 profissionais, entre técnicos do Brasil, Paraguai e Argentina que atuam na área de controle de vetores e arboviroses.

Juntamente com integrantes de todos os municípios da 9ª Regional de Saúde, Missal esteve representado pelas técnicas da Vigilância em Saúde, Tânia Sbabo e Bárbara Schneider.

O curso se baseou na apresentação de novas tecnologias por mapas estratégicos, armadilhas para controle e implantação de software, onde o município de Foz Iguaçu está implantando as ações como projeto Piloto para tríplice fronteira.