Setor de Endemias divulga cronograma de aplicação do Fumacê em Missal

Criado em: 04/05/2022 16:05:49
Atualizado em: 04/05/2022 16:05:49

       Na semana passa o município de Missal confirmou situação de epidemia de dengue. Como forma preventiva, em virtude do histórico de epidemia, a secretaria de saúde solicitou com antecedência à Regional de Saúde a disponibilização da aplicação do UBV Pesado, popularmente conhecido como Carro Fumacê.

       O veículo está no município de Missal e aguarda apenas a estabilização das condições climáticas para iniciar a aplicação. No entanto, a aplicação tem eficiência sobre o mosquito adulto, por isso a aplicação ocorre sempre pela manhã cedinho e no final da tarde, início da noite.

       Quando o Carro Fumacê estiver passando o recomendado é que sejam abertas as portas e janelas e que haja a devida a proteção dos animais de estimação, principalmente pássaros e em determinadas regiões de abelhas, quando da produção destas. Neste sentido, pede-se a compreensão da população e a devida atenção, pois, não há como ter precisão quanto aos locais de aplicação.

 

Cronograma previsto

       O cronograma do fumacê vai iniciar pelo lado sul da avenida Dom Geraldo Sigaud, Rua Flores da Cunha, Rua Santa Cruz, Loteamento Birck e Loteamento Marasca.

       Após concluído, a aplicação continua pelo lado norte da Avenida Dom Geraldo Sigaud, Rua Paraná e Rua da Produção.

       Segue ainda pela região do Bairro Renascer, Distrito do Portão Ocoí, Vista Alegre, Esquina Gaúcha e Distrito de Dom Armando.

       Este é um roteiro previsto, onde o carro passa em todas as ruas, sempre que as condições climáticas permitirem.  

 

Reforço das Orientações

       E necessária a colaboração de toda a população para remoção de todos criadouros, pois, o inseticida não elimina os mosquitos na fase de larva, apenas elimina os mosquitos que estão na fase adulta. É imprescindível que as residências estejam abertas para maior eficiência do produto e matar os mosquitos que estão dentro das residências.  

       Vale lembrar ainda que, se alguém tiver animais como pássaros, que os protejam de forma adequada. Outro ponto são os criadores de abelhas, que façam a referida proteção a fim de evitar transtornos no âmbito ambiental.