Setor de Endemias de Missal reforça necessidade de atenção da população aos cuidados com a Dengue, Zika e Chikungunya

Criado em: 16/02/2023 15:55:08
Atualizado em: 16/02/2023 15:55:08

Um Mapeamento feito pelo setor de endemias de Missal aponta que ainda há diversos locais com criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

Desde o início do ano já foram encontrados 112 criadouros do mosquito Aedes, sendo que apenas na semana passada foram 37, o que preocupa muito a equipe.  Vale ressaltar que todos são encontrados em residências dos munícipes durantes as vistorias realizadas.

O município está há mais de seis meses sem nenhum registro de casos positivos de dengue. Porém, é necessário levar em consideração que diversos municípios vizinhos já tiveram casos confirmados recentemente de dengue, bem como, possuem índice de infestação elevado.

Alerta do Estado

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) emitiu um alerta ao surto de Chikungunya no Paraguai. O informativo foi enviado como medida de prevenção aos municípios, principalmente nesta região de fronteira. Aliado a isso, estamos em um período onde muitas pessoas visitam outras cidades, seja a passeio ou a trabalho, o que pode facilitar o contágio de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Repelente

Ao apresentar sintomas de alguma das doenças a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde de referência. Deve ainda permanecer em casa em repouso, de preferência que use repelente, justamente para que novos mosquitos não fiquem contaminados com algum dos vírus. O objetivo com isso é encerrar o ciclo de transmissão da doença.

Campanhas

A Administração Municipal de Missal, por intermédio da secretaria de saúde, irá desenvolver diversas campanhas de prevenção e orientação a população em relação ao cuidados e ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Entre as campanhas estão o “Minha casa livre do Aedes” destinada para os moradores do município e a campanha “Minha família contra o Aedes” mais voltada aos alunos do 4º ano da rede municipal.

Nesta sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, a partir das 9h da manhã, será realizada uma blitz de conscientização “10 minutos contra o Aedes”. A ação ocorre na Avenida Dom Geraldo Sigaud, em frente a Relojoaria, Joalheria e Ótica Safira. “Evitar a dengue é compromisso de todos. Participe!”, alerta o setor de endemias de Missal.