Setor de Endemias de Missal encontra 136 criadouros de Aedes Aegypti nos meses de Novembro e Dezembro

Criado em: 29/12/2021 11:03:09
Atualizado em: 29/12/2021 11:03:09

O município intensificou a campanha “10 minutos contra o Aedes”

       Com a chegada do Verão, as condições ficam cada vez mais favoráveis a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti. Um mapeamento feito pelo setor de endemias de Missal aponta que foram encontrados 136 criadouros do mosquito durante os meses de novembro e dezembro. O mosquito é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

       Deste total de Criadouros, 104 foram encontrados no centro da cidade e Bairro Renascer, o que representa mais de 75%. Nestes locais onde foram encontrados focos, os proprietários do imóvel são notificados e em casos de reincidência, é aplicada multa. Se já for reincidente no intervalo de 18 meses já recebe multa imediatamente, sem nova notificação.

 

Dicas do setor de Endemias

       “Estamos em um período de clima favorável, onde o calor intenso acelera o ciclo do vetor aumentando mais sua infestação, as fases de ovo à forma adulta podem ocorrer de 7 a 10 dias”, aponta o informe. A dica principal é eliminar os focos do Mosquito. As pessoas não precisam de mais do que 10 minutos diários para verificar possíveis focos.

       A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana para que o ciclo de vida do mosquito seja interrompido, para que evite novas epidemias de dengue. “Precisamos a colaboração de toda população para redobrar os cuidados e eliminação de todos os criadouros de mosquitos”, alerta.

       Ao apresentar sintomas de dengue a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde de referência. Ao permanecer em casa, no repouso, use repelente justamente para que novos mosquitos não fiquem contaminados com o vírus da dengue, e assim possa transmitir a doença para outras pessoas, acabando assim com o ciclo da doença.