Nesta sexta-feira, 05 de março, o município de Missal confirmou 10 novos casos positivos de Covid-19, entre eles, pessoas que pertencem ao grupo de risco. Missal chega a 773 caos positivos, com 721 curados e 09 óbitos. Isso significa que há 43 casos ativos da doença no município, ou seja, com potencial de transmissão e 02 pacientes internados.
Foram encaminhados para análise em Foz do Iguaçu, amostras de 9 pessoas com suspeita da doença. Entre essas coletas estão 04 pessoas do sexo masculino idades entre 23 e 95 anos e 05 pessoas do sexo feminino com idades entre 26 e 70 anos. Há ainda 110 pessoas que devem permanecer em isolamento domiciliar, monitoradas pela equipe.
Leitos de UTI Covid lotados no Oeste
Segundo tabela do CARE Paraná a macrorregião Oeste, que compreende as regionais de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, está com um índice de ocupação de 98,44% de leitos UTI Covid adulto (apenas 04 leitos livres) e de 81,11% dos leitos de enfermaria ocupados (73 leitos livres). Há 178 pessoas aguardando transferência para leito hospitalar SUS, a maioria na regional de Cascavel.
Para Missal a referência em caso de necessidade de internamento é Foz do Iguaçu que está com 100% dos leitos de UTI ocupados e 87% dos leitos de enfermaria ocupados. São apenas 09 os leitos de enfermaria disponíveis para pacientes com Covid-19. Este panorama foi atualizado nesta sexta-feira, 05 de março as 10h45 da manhã.
Variante circula no Paraná
A AEN informou na quinta-feira que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou que há no Paraná, e em várias regiões do País, variantes do novo coronavírus em plena circulação. No Estado, segundo o estudo, 70,4% das 216 amostras de RT-PCR com grande carga viral enviadas para a instituição estão relacionadas à variante P1, identificada no Amazonas. É o segundo maior índice, atrás apenas do Ceará, com 71,1%.
Sesa anuncia novos leitos para região
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou na quinta-feira, 04 de março, a implantação de 12 leitos de UTI e 10 de enfermaria no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), bem como de 34 leitos clínicos nos hospitais de Jesuítas, Santo Antônio, Guaraniaçu e Santa Izabel em Formosa do Oeste. Portanto, são 66 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19
A região Oeste é uma das mais críticas do Estado, com as UTIs chegando a 98% de ocupação – a média do Estado também é alta e está em 96%.