Segundo LIRAa do ano coloca Missal em estado de ALERTA de alto risco para epidemia de dengue, Chikungunya e zika

Criado em: 15/03/2023 17:20:05
Atualizado em: 15/03/2023 17:20:05

        O segundo levantamento rápido de infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de Missal aponta números preocupantes. O índice ficou em 13,3%. Foram realizadas vistorias em 225 imóveis entre os dias 06 a 10 de março.

        De acordo com os Agentes de Endemias de Missal, os criadouros do mosquito encontrados são todos em residências, locais como baldes, vasos de flor, prato de flor, latas, cisternas, entre outros.

        O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Missal foram 03 casos de dengue neste ano e um caso importado de Chikungunya, segundo os boletins epidemiológicos da secretaria de saúde.

        Importante ressaltar que estamos em períodos de muitas chuvas e as pessoas tendem a querer armazenar água para limpeza. Isso requer uma atenção e são necessários os devidos cuidados para não se tornar um criadouro.

        A avaliação aponta ainda que 28 dos criadouros são depósitos móveis. Estes dados trazem um alerta à população missalense.

        A equipe pede a colaboração de toda população para redobrar os cuidados e eliminação de todos os criadouros de mosquitos para assim evitar uma epidemia de dengue ou Chikungunya.

        Vale lembrar ainda que é de suma importância fazer uso de repelente, evitando que os mosquitos transmitam a doença adiante.