Secretários municipais de Saúde da região iniciam elaboração de protocolo de prescrição da enfermagem na atenção básica

Criado em: 26/05/2022 15:56:20
Atualizado em: 26/05/2022 15:56:20

Nesta quarta-feira, 25 de maio de 2022, a secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, participou da reunião mensal no Cresems (Conselho Regional de secretários municipais de Saúde). O encontro ocorreu em São Miguel do Iguaçu. Um dos assuntos foi o protocolo de prescrição da enfermagem na Atenção Básica.

Segundo a secretária Silvia, o referido protocolo está em fase de elaboração, de forma colegiada, iniciando na linha de cuidado da criança. Após finalizada esta discussão, será estendido a linha de cuidados dos adolescentes, da mulher, do idoso, adulto, consecutivamente. Este protocolo, assim que finalizado, deverá ser validado junto ao conselho regional de enfermagem.

“O objetivo é melhorar o atendimento da população, onde as equipes de enfermagem poderão ter autonomia para a prescrição de medicamentos básicos, aliviando assim o atendimento médico nas Unidades de Saúde, porém, isso está sendo feito de forma muito cuidadosa e responsável”, detalhou Silvia.

Outros assuntos

Entre os assuntos discutidos está ainda a repactuação ambulatorial dos atendimentos de exames em Foz do Iguaçu. Outro ponto é a cobrança à Regional de Saúde e ao Estado, exigindo agilidade em alguns pontos, pois os municípios enfrentam dificuldade no acesso a vagas de alta complexidade.

Os secretários discutiram também sobre as licitações que devem ocorrer via CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu), com o objetivo de diminuir custos devido as quantidades de itens, já que cada município deverá listar a demanda de medicamentos, que são muito próximos um do outro.

O programa Cuida Mais Brasil também foi discutido, principalmente visando esclarecer dúvidas dos gestores quanto aos repasses de Recursos do Governo Federal para pediatria e ginecologia.