Secretários de Saúde encerram 2022 se reunindo com a 9ª Regional para traçar metas e pactuações para o próximo ano

Criado em: 20/12/2022 11:22:52
Atualizado em: 20/12/2022 11:22:52

Os secretários Municipais de Saúde estiveram na última sexta-feira, 16 de dezembro, reunidos na sede da 9ª Regional de Saúde em Foz do Iguaçu para discutir diversos assuntos visando traçar metas para o próximo ano e discutir pactuações para 2023, para suprir a demanda e atender a população regional.

Entre as discussões mais aprofundadas esteve a criação de um Comitê para organizar os fluxos de atendimento de urgência e emergência dos pacientes com insuficiência cardíaca. Na ocasião ficou definido o Hospital Ministro Costa Cavalcanti como a referência para a regional, conforme Portaria nº210 de 15 de junho de 2004, do credenciamento do Ministério da Saúde para cardiovascular de Alta complexidade.

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck de Foz do Iguaçu fica mantido como referência para traumas, principalmente quando se trata de ortopedia, bem como para cirurgias via central de leitos. Estes assuntos geraram longas discussões, porém, foi possível o encaminhamento de fluxos junto à Regional.

Outra discussão foi em torno do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação), onde devem ocorrer definições junto às equipes técnicas dos municípios acompanhando evolução de casos mais complexos reafirmando pactuação. O município de Missal possui duas vagas por mês.

O Opera Paraná também entrou em pauta, onde houve avaliação unanime de que os processos das cirurgias realizadas pelo Estado estão lentos. Neste caso, após a avaliação, os gestores devem aguardar os encaminhamentos até no máximo o mês de maio e caso não ocorram, irão buscar prestadores fora da regional. Deverá ser criado um comitê gestor para o acompanhamento.

O que não podia faltar nas discussões foi a repactuação com Foz do Iguaçu quanto a tabela do Teto MAC (Média e Alta Complexidade) onde foram apresentados valores, tabela, entre outros. Cada gestor deverá discutir com os agendadores para identificar as maiores necessidades de cada município.