Secretários de Saúde discutem volta de cirurgias eletivas de média e alta complexidade

Criado em: 29/09/2021 09:01:27
Atualizado em: 29/09/2021 09:01:27

Os gestores municipais ainda discutiram os indicadores do Previne Brasil entre outros assuntos

Na tarde de terça-feira, 28 de setembro, secretários de Saúde dos municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estiveram reunidos em Ramilândia para a discussão de diversos assuntos. A Secretária de Missal, Silvia Maccari Petricoski, participou da reunião e relatou algumas das discussões.

Um dos pontos tratados foi a retomada das cirurgias eletivas com o Estado do Paraná, sendo estas de média e alta complexidade. Além disso, está em fase de planejamento a criação de um Centro de Especialidade Odontológica. “Estamos amadurecendo as ideias, pois, atualmente temos apenas a atenção primária e não temos as especialidades na odontologia”, observa Silvia.

Outro ponto que preocupa os secretários municipais de Saúde são os indicadores do Previne Brasil, que foi prorrogado pelo Governo Federal para repasse integral até o final deste ano. “Os números referentes ao 2º quadrimestre destes indicadores devem ser disponibilizados na próxima semana, e a partir disso há possibilidade de propor estratégias para tentar atingir os indicadores”, detalha.

Vale lembrar que no próximo ano não haverá o repasse integral dos indicadores.