Secretários de Saúde da região se reuniram para discutir formas de ação de projetos em âmbito estadual e federal

Criado em: 22/03/2022 09:17:11
Atualizado em: 22/03/2022 09:17:11

Na última sexta-feira, 18 de março, os secretários de Saúde dos municípios que compreendem a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estiveram reunidos a fim de discutir diversos assuntos referentes a programas no âmbito de Estado e União. A Apoiadora do Cresems (Conselho Regional de Secretários municipais de Saúde), Carline Slovinski Acordi Gracia, participou do encontro.

Entre os programas em questão foram discutidos o Provigia que contempla a área de Vigilância em Saúde e o Saúde com Agente, que compreende capacitações online com os agentes comunitários de saúde e de endemias, inclusive com validação de horas. Ainda em 2021 o município de Missal efetuou a adesão aos programas e agora o Saúde com Agente será lançado pelo Ministério da Saúde.

Outro ponto amplamente discutido foi quanto as repactuações com a secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu no âmbito da Gestão Estadual. Após levantamento realizado dos valores praticados e da demanda, haverá a necessidade desta repactuação para garantir o atendimento aos pacientes dos municípios na 9ª Regional de Saúde.

Brasil, Aqui tem SUS

O Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) está organizando a 1ª Mostra Virtual Brasil, Aqui tem SUS. No site do Conasems há a disposição o Regulamento que estabelece critérios para a inscrição e seleção de experiências na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19”, a ser realizada durante o 1º Congresso Virtual do Conasems no período de 10 de julho a 10 de novembro de 2020.

De acordo com o regulamento todos os autores de experiências selecionadas pelos COSEMS em cada Estado e SES/DF terão direito a um Certificado de Participação para cada experiência apresentada na 1ª Mostra Virtual “Brasil, aqui tem SUS – Enfrentamento à COVID-19” contendo os nomes dos autores e coautores. Os autores e coautores poderão emitir cópias do Certificado de Participação no Portal Conasems.