Secretários de Saúde da 9ª Regional discutem melhorias para o CISI em reunião durante o Congresso em Foz do Iguaçu

Criado em: 24/10/2022 13:46:15
Atualizado em: 24/10/2022 13:46:15

Entre os dias 18 e 20 de outubro, diversos profissionais de saúde de todo o Estado estiveram em Foz do Iguaçu para o 36º Congresso Estadual das Secretarias de Saúde. Os gestores das referidas secretarias também participaram e aproveitando o encontro, alguns representantes dos municípios da 9ª Regional de Foz do Iguaçu se reuniram para discussões importantes.

Uma das reuniões foi para conhecer melhor o funcionamento do Consórcio de Saúde de Pato Branco. Este é considerado um consórcio bem completo que realiza grande parte das compras de serviços e material de consumo para a saúde por intermédio do próprio consórcio. A ideia dos gestores é justamente ampliar o CISI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Iguaçu) nestes mesmos moldes.

Atualmente o CISI possui a disposição consultas e exames de algumas especialidades. De acordo com as informações repassadas a proposta é iniciar com processos de compra via CISI, gerando economia, aumento de escala, entre outras situações, porém, para isso ocorrer é necessário a ampliação do efetivo para suprir o aumento da demanda proposto.

A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, disse que foi uma reunião muito produtiva e esclarecedora. “Voltamos do Congresso mais animados em apresentar aos prefeitos e à própria diretoria do CISI o modelo adotado em Pato Branco, adaptando a nossa realidade, propondo que, de forma gradativa, o serviço seja disponibilizado de forma conjunta”, destaca.

A reunião ocorreu com a presença de secretários municipais de Saúde da região que dialogaram e tiraram dúvidas com a Diretora Executiva do Consórcio da região de Pato Branco, o CONIMS, Ivete Maria Lorenzi. “Em breve deverá ser anunciado o edital para concurso no CISI”, informou Silvia.