Secretaria de Saúde prepara Palestra alusiva ao Setembro Amarelo

Criado em: 14/09/2022 15:52:13
Atualizado em: 14/09/2022 15:52:13

A Administração Municipal de Missal está preparando uma série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, alusivo ao combate do Suicídio e que visa uma atenção especial as questões relacionadas a Saúde Mental que tem afetado inúmeras pessoas mundo afora.

No dia 21 de setembro a palestra com a Psiquiatra Infantil, Cirlene Couto, irá abordar a temática em dois momentos. O primeiro na parte da manhã as 10h e depois no período da tarde a partir das 14h, ambos na Câmara de Vereadores de Missal.

O Público-alvo central são os servidores municipais, alunos, membros de conselhos e a população interessada em compreender um pouco mais da temática e das questões relacionadas à mente, bem como a prevenção ao suicídio.

Dados alarmantes

Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Em um ano mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa maneira. O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Diante desse cenário, temos a necessidade de dar mais atenção ao tema com campanhas de conscientização e debates que possibilitem quebra de tabu e esclareçam sobre esse problema de saúde pública, essa é a proposta da Campanha Setembro Amarelo que busca conscientizar a população identificando sinais de alerta e incentivar a prevenção à depressão, ansiedade, bulling e a autolesão.

Saúde Pública

O suicídio é um problema de saúde pública. É importante desenvolver canais de comunicação e informação, para que as pessoas se sintam apoiadas, percebam que não estão sozinhas e que existem caminhos para lidar com o sofrimento psíquico.

Equipe em Missal

O município conta com equipe multiprofissional para atendimento inclusive com grupos de apoio psicológico na Secretaria de saúde. Você não está sozinho! Procure ajuda, escolha sempre continuar, diga sim à vida!