Secretária de Saúde de Missal repassa informações aos gestores de saúde da região sobre a Implementação da Rede de Atenção Materna e Infantil

Criado em: 06/10/2022 15:20:36
Atualizado em: 06/10/2022 15:20:36

Na reunião do Cresems em Matelândia também houve o planejamento para as Conferências de Saúde

A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, esteve dias atrás na Oficina de Implementação da Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI) em Curitiba. Ela representou não só o município, mas os demais gestores da 9ª Regional de Saúde

Nesta semana, durante reunião ordinária do Cresems (Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde) em Matelândia, Silvia repassou as informações da oficina relacionados ao Programa Cuida Mais Brasil, Linha de Cuidado Materno Infantil do Estado do Paraná, Rede de Atenção Materna e Infantil (RAMI) tratando sobre os dados de mortalidade infantil no País e do alinhamento da implementação da RAMI no Paraná.

Conferências de Saúde

Os secretários municipais da região iniciaram a discussão de preparação das Conferências Municipais de Saúde. Na ocasião foram discutidos os modelos de decreto e outras documentações necessárias, a fim de uniformizar os trabalhos na região.

Com isso, nos próximos dias devem ser iniciados os trabalhos em preparação e instalação da Comissão Organizadora das Conferências e iniciar efetivamente as pré-conferências, que são extremamente importantes para a definição de políticas públicas no setor.

Gestão Plena

Outro assunto abordado foi a ampliação das discussões acerca da chamada gestão plena. Cada secretário Municipal, irá se reunir com o prefeito da cidade e avaliar as possibilidades, com base na reunião de sexta-feira, 30 de setembro no CISI.

De acordo com a Secretária Silvia o diálogo com os prefeitos é no sentido de definir os rumos com algumas possibilidades. Uma delas é manter da forma como está, com a gestão dos recursos ocorrendo em Foz do Iguaçu, com a tentativa de ampliar os repasses.

Outra alternativa é que o CISI faça a gestão, mas para a isso, é necessário fazer um diagnóstico preciso se o consórcio possui condições de faturamento para receber os recursos de MAC (Assistência a média e alta complexidade) do Estado, e ainda se há corpo técnico necessário para uma gestão eficiente que consiga suprir a demanda regional.