Secretaria de Saúde de Missal recebe informações sobre Encaminhamentos para especialidades

Criado em: 15/05/2023 15:40:08
Atualizado em: 15/05/2023 15:40:08

        Na última semana os clínicos gerais que atuam na secretaria de saúde de Missal, juntamente com as coordenações das Unidades se reuniram com a secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski e com o Prefeito Ferrari para alinhamentos no âmbito de encaminhamentos das especialidades.

        Dr Walter Orellana, médico auditor em Missal, prestou alguns esclarecimentos importantes no sentido de evitar o encaminhamento de pacientes sem necessidade para especialidades, pois, há grandes filas de espera e muitas das demandas que aguardam este atendimento, podem ser resolvidas na Atenção Básica.

        A recomendação é que sejam enviados para as especialidades somente os casos que exigem uma atenção na média e alta complexidade. Dr Walter orientou que as questões que podem ser resolvidas na atenção básica não têm a necessidade de entrar numa fila de espera, sobrecarregando o sistema público de saúde.

        Também foram apresentados os indicadores do Previne Brasil, esclarecendo dúvidas e repassando informações quanto a alimentação deste sistema, justamente para evitar perdas de recursos para a Saúde de Missal. Parte dos recursos destinados a Saúde vem de encontro com os indicadores do programa.

        Além disso, há a expectativa quanto a disponibilização de recursos para exames laboratoriais nas linhas de cuidado, que incluem gestantes, crianças, idosos, entre outras situações. Neste sentido, o município de Missal irá preparar um credenciamento para garantir os referidos recursos.