Nesta terça-feira, 30 de agosto, a secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, convocou uma reunião com todas as coordenações das Unidades de Saúde do município a fim de planejar a inscrição para o 36º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde que será sediado em Foz do Iguaçu.
O evento está previsto para os dias 18 a 20 de outubro, considerado um dos maiores e mais importantes encontros anuais sobre saúde pública do Estado do Paraná, organizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
O Congresso dará destaque ainda para a Mostra Paranaense de Experiências Exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde “Paraná, mostra o SUS que dá certo!”, que contará com um dia completo para as apresentações de experiências das secretarias municipais de saúde de todo o Estado, com objetivo de mostrar experiências bem-sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores.
O objetivo da secretaria de Saúde do município é inscrever de 12 a 15 projetos de experiências dos programas realizados no município de Missal, a fim de apresentar o potencial existente a partir do esforço e empenho dos profissionais de saúde.
36º Congresso Estadual
Neste ano, o evento terá sua temática direcionada aos “Os desafios da Gestão Municipal da Saúde pós-pandemia”. Para abordar o tema, o Congresso reunirá na Tríplice Fronteira renomados especialistas em políticas públicas de saúde nas esferas federal, estadual e municipal, para discutir, em grandes mesas, seminários, oficinas e painéis, todos os desafios que envolvem o financiamento e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outros assuntos
Entre os assuntos abordados na reunião, está ainda a programação do Desfile Cívico no Dia 07 de setembro, onde a secretaria de Saúde irá apresentar um pouco das atividades desenvolvidas, superando diversos obstáculos.
Além disso, a preparação para o Setembro Amarelo com atividades de prevenção a Saúde mental e abordagens sobre depressão, ansiedade, suicídio entre outras doenças da mente.
Outro ponto é o questionário proposto pelo Tribunal de Contas do Estado, onde as equipes da Farmácia e de enfermagem precisam preencher e responder sempre prezando pela transparência das ações.