Secretária de Saúde de Missal participa de importante reunião em Foz do Iguaçu

Criado em: 08/10/2021 07:48:02
Atualizado em: 08/10/2021 07:48:02

O município tem o 3º melhor índice do Previne Brasil entre os municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde

Os secretários municipais de Saúde dos municípios que integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 05 de outubro, para tratar uma pauta extensa. Entre os assuntos, as novas remessas de vacinas contra a Covid-19, cirurgias eletivas no Estado, capacitações, campanhas, indicadores do Previne Brasil entre outros assuntos.

Quanto aos indicadores do Previne Brasil, Missal atualmente ocupa a 43ª posição no Estado do Paraná e a posição número 699 no Brasil. Entre os municípios que integram a 9ª Regional, Missal tem o 3º melhor índice, atrás de Itaipulândia e Matelândia.

A avaliação é que o município avançou, mas tem capacidade de aumentar ainda mais e neste sentido, estão ocorrendo reuniões no município com o objetivo de melhorar, para que os profissionais sejam cada vez mais valorizados pelo programa federal. Quem ganha com isso é a população que recebe um atendimento cada vez mais humanizado.

Recursos para Missal

Durante a reunião houve o anúncio de recursos do IOF que serão disponibilizados para o município de Missal. São 6 mil reais, sendo 2 mil para custeio e 4 mil para investimento nas Farmácias Básicas nas Unidades de Saúde.

Outra novidade é o repasse de uma geladeira para a Unidade de Vista Alegre, disponibilizada pelo setor de imunização da Regional de Saúde. Esta é uma antiga demanda da Unidade já que era a única que ainda não possuía um aparelho adequado para armazenar vacinas.

Cirurgias eletivas no Estado

Quanto as Cirurgias eletivas no Estado, foram repassadas planilhas onde cada município tem um período para preencher as relações de pacientes que aguardam na lista de espera do Estado. Há uma organização no sentido de retomar estas cirurgias em 2022 e a Regional está fazendo o planejamento para os municípios da região.

Vacinas

Houve o anúncio de nova remessas de vacinas contra a Covid-19, onde foram sanadas dúvidas dos secretários municipais.

Haverá também uma campanha de atualização de vacinas atrasadas com o dia D em 16 de outubro, das 8h as 12h nas Unidades de Saúde de Missal, exceto na Unidade de Vista Alegre. O público-alvo será crianças e adolescentes até os 14 anos que possuem vacinas atrasadas.

Campanhas

Foram feitos repasses de campanhas que devem ocorrer nos próximos dias. A Semana para o Enfrentamento da Sífilis entre os dias 14 e 20 de outubro é um exemplo.

Outra deliberação foi a capacitação para agentes de endemias, que não foi realizada devido a pandemia. Esta deve ocorrer nos dias 25 a 29 de outubro envolvendo os municípios de Missal, Ramilândia e Santa Terezinha de Itaipu.

Participação

Além dos secretários Municipais, a reunião contou com a participação da Chefe da 9ª Regional de Saúde, Ielita Santos e da apoiadora regional do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná), Carline Slovinski Acordi Garcia, onde foram discutidos assuntos em torno da CIR (Comissão Intergestores Regional).