Secretaria de Saúde de Missal inicia palestras de prevenção ao HIV/AIDS

Criado em: 02/12/2022 12:50:11
Atualizado em: 02/12/2022 12:50:11

        Na manhã desta sexta-feira, 02 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Missal iniciou os trabalhos de prevenção ao HIV/AIDS com palestras orientativas e a aplicação de testes rápidos. Neste primeiro momento os servidores do Pátio de Máquinas participaram da atividade conduzida pelo enfermeiro Wandeslay Queiroz Anjos e estagiário Jeferson Aguiar.

        A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS celebrado no dia 1º de Dezembro. Embora seja um tema ainda tratado como tabu para muitas pessoas, é possível que as pessoas infectadas com o HIV não desenvolvam a AIDS. Com tratamento adequado e a utilização do coquetel de medicamentos, a pessoa vive normalmente.

        Os profissionais da saúde repassaram diversas informações importante, principalmente no quesito prevenção, diagnóstico, entre outras situações. Vale lembrar que as pessoas que suspeitam que estejam infectados podem procurar por testes e em caso de positivo, ter acesso a medicamentos de forma gratuita pelo SUS.

        No primeiro momento, foram realizados 26 testes rápidos que identificam, além do HIV/AIDS outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como Sífilis, por exemplo, ou mesmo Hepatite. As atividades continuam na segunda-feira, 05 de dezembro no Silo da Lar Cooperativa Agroindustrial pela manhã, a tarde na Acamis e na terça-feira, dia 06 de dezembro na parte da manhã no Paço Municipal.