Secretaria de Saúde de Missal inicia capacitações da Rede Amamenta e Alimenta

Criado em: 19/08/2022 17:29:02
Atualizado em: 19/08/2022 17:29:02

       Foi iniciada esta semana as capacitações da Rede Amamenta e Alimenta nas Unidades de Saúde de Missal. O público-alvo são os profissionais de saúde do município a fim de orientar quanto a importância do acompanhamento adequado para o incentivo a amamentação. A atividade é alusiva ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno.

       A nutricionista Jaqueline Schons está coordenando os trabalhos nas unidades. A primeira capacitação ocorreu na quarta-feira, 17 de agosto. Na parte da manhã na Unidade de Saúde do Centro e a tarde na Unidade de Saúde de Dom Armando.

       Nesta sexta-feira, 19 de agosto, foi a vez dos profissionais da Unidade de Saúde do Bairro Renascer receber a formação. A última irá ocorrer no dia 26 de agosto no Portão Ocoí na parte da tarde. Durante as formações, que duram aproximadamente 04 horas, as Unidades estiveram fechadas para o atendimento ao público, como previamente informado.  

 

Conteúdo

       A alimentação adequada da criança desde o nascimento e nos primeiros anos de vida tem repercussões ao longo de todo ciclo vital. O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado por uma dieta saudável, introduzida em tempo oportuno, é fundamental na prevenção e na redução da morbidade e mortalidade na infância, incluindo a desnutrição e o sobrepeso.

       Na abordagem do aleitamento materno, o grande desafio do profissional de saúde é identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural familiar, sem, no entanto, desconsiderar sua relação com aspectos socioculturais mais amplos, de modo a reconhecer as necessidades da mulher e de sua família e potencializar a vivência do processo de amamentação.

       Crianças amamentadas por longos períodos tem menor morbidade e mortalidade por doenças infecciosas, são mais inteligentes que aquelas amamentadas por períodos pequenos ou que não foram amamentadas. Essas diferenças persistem ao longo da vida. A amamentação também protege contra sobrepeso e diabetes;

       Para as mulheres que amamentam há prevenção do câncer de mama, espaçamento entre as gestações e pode reduzir o risco de diabetes e câncer de ovário. Neste sentido foram apresentadas evidências que mostram que durante o pré-natal as ações educativas da equipe de saúde ajudam a aumentar a duração da amamentação.

       Na ocasião, também houve a apresentação de quais as ações desenvolvidas na estratégia amamentam Brasil. Como incentivar o aleitamento materno. As formas de acompanhar e monitorar a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Diversos assuntos para dar mais notoriedade a amamentação e sua importância, apresentando as políticas públicas vigentes.