Samu de Missal realiza campanha de conscientização para o Maio Amarelo

Criado em: 17/05/2023 13:22:27
Atualizado em: 17/05/2023 13:22:27

Como forma de divulgar a campanha do Maio Amarelo, foi organizada pela Secretaria de Saúde e pela equipe do SAMU uma ação na Avenida Dom Geraldo Sigaud, próximo a Praça Central, em parceria com o Detran e a Polícia Militar.

Essa ação teve como objetivo conscientizar a população a respeito do alto índice de vítimas em acidentes de trânsito e formar uma blitz para informar a todos dos cuidados e precauções a serem tomados para evitar futuros acidentes.

A primeira ação ocorreu na manhã de terça-feira, 16 de maio. Outra ação semelhante está prevista para o dia 31 de maio. Além disso, a equipe do Samu vai percorrer escolas da rede municipal a fim de levar informações e dicas aos alunos, para que sejam multiplicadores.

Na manhã do dia 16 foram abordados diversos motoristas que transitavam no centro de Missal, visando justamente levar aquelas informações básicas para se evitar acidentes, como o uso do cinto de segurança, a prudência ao dirigir, o respeito a sinalização, respeito ao pedestre, entre outras orientações.

A ação faz parte das atividades do movimento Maio Amarelo, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre os riscos de acidentes e a importância da segurança no trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Ferrari, vice Chenho, secretária de Saúde Silvia, Diretor de Saúde Custódio, vereadores Elmo Pauli, Jair Rauber, Maico Luzzi e Elias Andrade, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Missal, Sargento Donizetti e a coordenadora do Samu Fabiane.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo faz 10 anos em 2023 e nasceu com uma missão: Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil.

O mês de maio foi escolhido, pois foi neste mês, 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Números importantes

De acordo com as estatísticas do Detran – Departamento de Trânsito do Paraná -, em 2022, 28.436 mil pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito e 1.186 famílias choram a morte de pelo menos um ente querido em todo o estado.

Só em Missal, no ano passado, de acordo com a Polícia Militar, 30 pessoas ficaram feridas em 57 acidentes contabilizados (com registro de ocorrência). Nestes, quatro pessoas perderam a vida.

Buscando conscientizar a respeito, panfletos educativos foram distribuídos aos motoristas e pedestres que passaram pelo centro de Missal. O Samuzinho, mascote da causa, também participou da ação e chamou muita atenção da criançada.

Opinião das Autoridades

Para o Prefeito Ferrari é importante reforçar a atenção quando se assume a direção de um veículo, e disse que neste momento nada deve ser mais importante do que a vida de quem está no carro, ou de quem está passando pelo mesmo lugar. Enfatizou ainda que no trânsito o sentido deve ser a vida.

O Sargento Donizetti acrescentou sobre a necessidade de sempre usar os acessórios de segurança e conferir se todos os passageiros estão fazendo uso também. “As crianças precisam de uma atenção maior. Aos pais vale lembrar que o uso da cadeira correta (de acordo com a idade) é importante, que o cinto precisa estar bem ajustado e que de preferência sempre se certifiquem se os menores estão seguros”, alerta.

Com informações dos portais Oeste Agora e Portal Missal