Repasses para partos de risco devem aumentar no Estado do Paraná

Criado em: 25/03/2022 15:36:49
Atualizado em: 25/03/2022 15:36:49

A informação foi confirmada no Seminário de Atualização da Linha de Cuidado Materno Infantil realizado em Curitiba

O Repasse de recursos do Governo do Estado para partos de risco deve aumentar. O anúncio ocorreu durante o Seminário de Atualização da Linha de Cuidado Materno Infantil realizada em Curitiba. O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve na abertura do evento e tratou sobre o tema.

Segundo publicação da AEN (Agência Estadual de Notícias), houve aumento no repasse para parto de risco habitual (de R$ 200,00 para R$ 400,00 por parto), partos de risco intermediário (de R$ 320,00 para R$ 640,00) e partos de alto risco (de R$ 100 mil/mês para R$ 120 mil ou R$ 130 mil/mês para cada hospital).

Somente no ano passado, foram repassados R$ 7,6 milhões para estes serviços e agora o repasse deve ultrapassar R$ 13,2 milhões – acréscimo de mais de R$ 5,59 milhões.

Atualização Linha Guia

A Secretária Municipal de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, que está participando do evento, informou que este aumento vai melhorar as condições de todos os hospitais que são referência, porta de entrada das gestantes, já que é 100% de aumento na tabela SUS.

“A atualização da Linha Guia, que trata do acolhimento na Atenção Primária, que são as Unidades de Saúde, visam a redução da mortalidade materno-infantil e a vinculação dela junto ao hospital de referência para o acompanhamento, melhorando assim a qualidade e a dignidade no atendimento”, observa Silvia.

O documento Linha de Cuidado Materno Infantil foi atualizado e apresentado no seminário realizado pela Secretaria da Saúde em Curitiba. Documento foi aprovado pelo Conselho de Secretarias Municipais do Paraná. Serão mais de R$ 36 milhões investidos pelo Estado na Rede de Atenção Materno Infantil visando o fortalecimento dos protocolos assistenciais e a responsabilidade do cuidado compartilhado.

A Linha de Cuidado Materno Infantil (Linha Guia), é um trabalho multidisciplinar integrado, envolvendo um conjunto de ações de gestão assistenciais e que tem como objetivo garantir assistência à gestação, ao parto e ao puerpério das mulheres paranaenses e a saúde e desenvolvimento dos bebês até dois anos de idade.

Participação de Missal

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, esteve presente na abertura do evento na quinta-feira, 24 de março, juntamente com a Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, a Coordenadora da Atenção Básica e Enfermeira, Greice Daniele Goerck, a enfermeira Kelly Justen da Rosa e a enfermeira Claudete Martins Morais. O Seminário tem continuidade nesta sexta-feira, dia 25 de março.