Programa Saúde Bucal Missalense iniciou em junho e disponibiliza próteses dentárias para população mais carente

Criado em: 02/09/2022 16:14:44
Atualizado em: 02/09/2022 16:14:44

Um dos programas implantados pelo município de Missal é o Saúde Bucal Missalense, que de acordo com o projeto aprovado pela Câmara, são 05 próteses dentárias por mês disponibilizadas para a população mais carente. O projeto começou efetivamente em junho e tem continuidade.

Cuidar da saúde da população e prestar um serviço de excelência sempre foram objetivos da Administração Municipal de Missal. A fim de oportunizar o acesso a alguns serviços, principalmente para uma população mais necessitada, a secretaria de Saúde do município encaminhou, ainda em 2021, projetos de lei para a Câmara de Vereadores.

Um dos programas que teve aprovação do poder legislativo e sanção do Prefeito Ferrari foi o Saúde Bucal Missalense (Lei nº 1.614 de 05 de outubro de 2021).  A partir do programa, são concedidas próteses dentárias para pessoas com renda de até dois salários mínimo nacional vigente com limite de 05 atendimentos mensais.

O referido programa teve início ainda em junho. Para se enquadrar é necessário possuir cadastro ativo no SUS, receita da necessidade da prótese emitida por profissional e a renda mensal de até 02 salários mínimos.

Os relatos dos beneficiários foram muito positivos, pois, segundo eles, não é apenas uma questão estética, mas de qualidade de vida, melhorando as condições de mastigação na alimentação, melhorando ainda o aspecto de dores muitas vezes e também de autoestima aliado a questões estéticas.

Objetivos do Programa

Vale ressaltar que é necessário atender alguns requisitos para poder participar com avaliação e parecer concedido por profissionais habilitados. Entre os objetivos está a prevenção de problemas de saúde que eventualmente possam ser causados pela falta de dentição ou de dentição precária.

Outro ponto é a conscientização da população quanto a importância da manutenção da saúde e higiene bucal e a minimização da desigualdade com relação aos Munícipes que não possuem condições financeiras para tratamentos de dentição adequados.

O programa visa atender necessidades de próteses dentárias totais e/ou parciais removíveis com material de boa qualidade. Aprovado o pedido, o solicitante será encaminhado para fornecedor devidamente autorizado pelo Município para a confecção da prótese.

Da mesma forma que outros programas, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá palestras com participação obrigatória dos beneficiários, visando a orientação e conscientização quanto a importância de cuidados com a saúde bucal.