Programa Saúde Bucal Missalense beneficiou 35 pessoas desde junho

Criado em: 14/12/2022 10:59:24
Atualizado em: 14/12/2022 10:59:24

Na última segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, o município de Missal efetivou a entrega de mais 20 próteses dentárias para a população de Missal beneficiada com o programa Saúde Bucal Missalense referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

O programa teve início em junho e já beneficiou 35 pessoas, sendo que a cada mês são concedidos 05 benefícios, que são as próteses. A entrega das últimas próteses de 2022 ocorreu na antiga Unidade de Saúde onde fica o setor administrativo da Secretaria.

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, novamente destacou a felicidade de poder honrar os compromissos assumidos junto à população. “Fizemos este compromisso e desde o início estamos trabalhando para que a nossa população fique satisfeita e nada melhor que com um sorriso novo e com mais facilidade de se alimentar”, exclama.

“Cuidar da saúde da população e prestar um serviço de excelência sempre foram objetivos da Administração Municipal de Missal e graças ao esforço da nossa equipe isso vem se tornando, gradativamente, realidade, com a certeza de que mais pessoas serão beneficiadas”, completa Ferrari.

O Programa

Com aprovação do Poder Legislativo foi criado o Programa Saúde Bucal Missalense (Lei nº 1.614 de 05 de outubro de 2021).  A partir do programa, são concedidas próteses dentárias para pessoas com renda de até dois salários mínimo nacional vigente com limite de 05 atendimentos mensais.

O referido programa teve início de operação ainda em junho com as primeiras próteses sendo entregues em julho. Para se enquadrar é necessário possuir cadastro ativo no SUS, receita da necessidade da prótese emitida por profissional e a renda mensal de até 02 salários mínimos.

Os relatos dos beneficiários foram muito positivos, pois, segundo eles, não é apenas uma questão estética, mas de qualidade de vida, melhorando as condições de mastigação na alimentação, melhorando ainda o aspecto de dores muitas vezes e também de autoestima aliado a questões estéticas.

Objetivos do Programa

Entre os objetivos está a prevenção de problemas de saúde que eventualmente possam ser causados pela falta de dentição ou de dentição precária.

Outro ponto é a conscientização da população quanto a importância da manutenção da saúde e higiene bucal e a minimização da desigualdade com relação aos Munícipes que não possuem condições financeiras para tratamentos de dentição adequados.

O programa visa atender necessidades de próteses dentárias totais e/ou parciais removíveis com material de boa qualidade.

Da mesma forma que outros programas, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá palestras com participação obrigatória dos beneficiários, visando a orientação e conscientização quanto a importância de cuidados com a saúde bucal.