Profissionais de Saúde temem a volta da poliomielite devido as baixas coberturas vacinais

Criado em: 19/08/2022 17:14:57
Atualizado em: 19/08/2022 17:14:57

Secretários de Saúde do Estado do Paraná abordam o tema na Capital do Estado

       A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, esteve em Curitiba na última terça-feira, 16 de agosto, onde participou da 4ª reunião do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde, organizada pela Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, Secretaria de Saúde e Conselho de Secretários municipais (Cosems-PR).

       Um dos assuntos amplamente discutidos foram as coberturas vacinais. Uma das preocupações dos responsáveis pelas campanhas de imunização é o risco de reintrodução da poliomielite. Após 30 anos de erradicação da doença nas Américas, ocorreu a 1ª ocorrência em Julho nos Estados Unidos.

       Por isso da importância da vacinação, principalmente na região, onde é faixa de fronteira, elevando o risco de ocorrência. Os profissionais apontam como risco muito alto. No Paraná desde 88 a Poliomielite foi erradicada e no Brasil desde 89. Portanto, 33 anos de erradicação.

       Desde o dia 08 de agosto até o dia 09 de setembro, está em vigência a campanha de vacinação para crianças com 01 anos a menores de 05 anos. No próximo sábado, dia 20 de agosto, ocorre o Dia D de Multivacinação e Poliomielite, justamente para coibir a possibilidade de retomada da doença.

       O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

 

Boletim Epidemiológico da Covid-19

       De acordo com dados repassados aos gestores de saúde do Paraná, devido a vacinação contra a Covid-19 houve uma redução de 24% no número de óbitos pela doença e 27% de casos positivos, mesmo diante o surgimento de variantes.

       Aliado a vacinação, o manejo adequado no atendimento fez com que o risco de óbitos não acompanhe o número de casos positivos da doença. As vacinas, segundo informações repassadas, previvem 19 vezes mais para o risco de óbito em decorrência de complicações do Coronavírus.

 

Cobertura Vacinal em Menores de 02 anos

       Foram apresentados os dados sobre a cobertura vacinal em menores de 02 anos de idade, considerando as vacinas de rotina. Vale lembrar que até o dia 30 de setembro está em vigência a campanha contra a Influenza (gripe) e contra a poliomielite até o dia 09 de setembro.

       Além dos dados, foram apresentadas estratégias de ações que podem ser realizadas para aumentar a cobertura vacinal, citando principalmente a realização do Dia D de Multivacinação que ocorre no dia 20 de agosto, oportunidade para toda a população atualizar a caderneta de vacinação, inclusive as crianças menores de 02 anos.

 

Eventos adversos pela vacina

       As vacinas são produtos biológicos com excelente perfil de segurança e ocorrência de eventos adversos devem ser notificados e investigados. Sobretudo, apenas 0,01% da população acaba apresentando os chamados eventos adversos da vacina. É importante salientar que a única forma de prevenção a uma série de doenças é a vacina.

 

Vacinas Vencidas

       Quanto as doses de vacinas vencidas, houve o diagnóstico de que o Ministério da Saúde enviou aos Estados lotes com um prazo curto para o vencimento, o que dificultou o planejamento, principalmente em cidades com maior população.

       Aliado ao curto prazo nos lotes das vacinas, a diminuição da cobertura vacinal contra a Covid-19, é outro fator que trouxe prejuízos, onde municípios tiveram que excluir doses.

       No entanto, a recomendação é que estas doses sejam mantidas sob os cuidados da secretaria de saúde, para que seja encaminhada para logística reversa.

       Infelizmente, as doses que não são administradas e acabam indo para o lixo, caracterizam como desperdício de dinheiro público, devido ao negacionismo. As vacinas são seguras, testadas e aprovadas por profissionais capacitados e graças a vacinação que a população pode voltar às suas atividades rotineiras.