Profissionais de Saúde de Missal recebem capacitação com Nutricionistas

Criado em: 05/05/2023 15:37:14
Atualizado em: 05/05/2023 15:37:14

Foram abordados temas como Obesidade Infantil, Saúde na Escola e o que as medidas antropométricas contribuem para adoção de políticas adequadas de Saúde

        Por intermédio de uma parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, as nutricionistas Jaqueline Schons e Lilian da Rosa Mohr conduziram o treinamento sobre Medidas Antropométricas com as enfermeiras, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s) de Missal. Mas afinal, o que são estas medidas?!

        A antropometria é a medida das dimensões físicas de uma pessoa. Dessa forma, inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento.

        É amplamente utilizada na avaliação do estado nutricional infantil por ser um método pouco invasivo, de fácil execução e baixo custo, além de estar se tornando o método isolado para diagnóstico nutricional mais utilizado para populações e crianças.

        No encontro, as participantes receberam orientações das formas mais adequadas de levantar as informações, com algumas diferenças entre a atuação em bebês ou em crianças um pouco maiores. Estes dados são coletados nas Unidades de Saúde ou mesmo nas instituições de ensino.  

        Foram repassadas informações sobre a importância de um levantamento mais preciso na formulaçãode políticas de saúde adequadas, bem como, quanto as condutas a serem adotadas diante aos fatos.

        A obesidade em crianças e adolescentes é um problema grave, que ocasiona repercussões deletérias importantes em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Portanto, os dados antropométricos permitem a elaboração de estratégias para prevenção e atenção à obesidade infantil na Atenção Primária à Saúde

 

Importância de Dados Corretos

        É importante que os dados sejam coletados de maneira correta, para que o diagnóstico nutricional seja preciso. Pesar e medir são atividades de rotina nos serviços de saúde, e por serem atividades relativamente simples, a maioria das pessoas julga-se apta a realizá-las.

        No entanto, erros nos procedimentos, na leitura ou na anotação da medida são frequentes. Estas situações podem ser evitadas com um bom treinamento das equipes, uma revisão constante dos conceitos e procedimentos e uma manutenção frequente dos equipamentos.

        Para que tais medidas sejam confiáveis e precisas, é necessário que os envolvidos na tarefa tenham alto senso de responsabilidade, concentração e atenção durante a realização do procedimento. Na dúvida, deve-se sempre o repetir.