Profissionais da Saúde de Missal passam por Treinamento para Coleta de Sangue

Criado em: 02/03/2023 14:02:00
Atualizado em: 02/03/2023 14:02:00

       No final de fevereiro ocorreu um importante treinamento com as flebotomistas das unidades de saúde do município de Missal. Trata-se de uma capacitação para a Coleta de Sangue, que ocorreu no Laboratório Municipal, justamente para dar início as coletas nas unidades de saúde.

       Na ocasião foram abordados temas como a higienização das mãos, processos operacionais na fase pré-analítica, procedimento de Coleta, cuidados especiais, critérios para rejeição de amostras, entre outras situações cotidianas.

       A responsável técnica pelo treinamento, Diana Pauli Bassani, conduziu os trabalhos, esclarecendo dúvidas, prestando as informações sobre os métodos mais eficientes para obter a eficiência nos resultados.

       A quantidade de erros que podem ocorrer durante a coleta e o processamento de amostras sanguíneas é potencialmente numerosa e as consequências destes erros são muito prejudiciais aos pacientes.

       Sem a utilização de procedimentos que visem a excelência das práticas laboratoriais é pouco provável que as amostras e os resultados obtidos possam ser comparáveis entre laboratórios diferentes.

       É necessário que programas de treinamento que abordem as boas práticas laboratoriais sejam implementados para que flebotomistas bem preparados sejam formados.