No final de fevereiro ocorreu um importante treinamento com as flebotomistas das unidades de saúde do município de Missal. Trata-se de uma capacitação para a Coleta de Sangue, que ocorreu no Laboratório Municipal, justamente para dar início as coletas nas unidades de saúde.
Na ocasião foram abordados temas como a higienização das mãos, processos operacionais na fase pré-analítica, procedimento de Coleta, cuidados especiais, critérios para rejeição de amostras, entre outras situações cotidianas.
A responsável técnica pelo treinamento, Diana Pauli Bassani, conduziu os trabalhos, esclarecendo dúvidas, prestando as informações sobre os métodos mais eficientes para obter a eficiência nos resultados.
A quantidade de erros que podem ocorrer durante a coleta e o processamento de amostras sanguíneas é potencialmente numerosa e as consequências destes erros são muito prejudiciais aos pacientes.
Sem a utilização de procedimentos que visem a excelência das práticas laboratoriais é pouco provável que as amostras e os resultados obtidos possam ser comparáveis entre laboratórios diferentes.
É necessário que programas de treinamento que abordem as boas práticas laboratoriais sejam implementados para que flebotomistas bem preparados sejam formados.