Profissionais da Saúde de Missal participam e Capacitação na 9ª Regional de Saúde sobre multivacinação e Poliomielite

Criado em: 04/08/2022 15:48:19
Atualizado em: 04/08/2022 15:48:19

A Campanha de Multivacinação e Poliomielite irá ocorrer de 08 de agosto a 09 de setembro. A 9ª Regional de Saúde disponibilizou uma capacitação com esta temática na manhã de 03 de agosto. Servidores da Secretaria de Saúde de Missal participaram da capacitação. O público-alvo destas campanhas são crianças e adolescentes.

De Missal quem participou foi a técnica de enfermagem, Denise Ruhoff e o técnico de informática da secretaria, Jeferson Merencio. Além da vacinação, os presentes receberam treinamento sobre os sistemas SIES e Esus.

O SIES é um aplicativo demandado pela Coordenação-Geral de Insumos Estratégicos-CGIES, do Departamento de Administração, que estabeleceu o fluxo dos procedimentos e forneceu os dados necessários ao seu desenvolvimento.

É por meio do SIES que são feitos os pedidos de vacinas para a Regional, bem como, as transferências de vacinas para as unidades de Saúde.

Já o e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

O e-SUS AB é um conjunto de ações do Ministério da Saúde para otimizar a gestão da informação na Atenção Básica por meio da informatização do (SUS). Foram criadas soluções que centralizam as informações dos pacientes para que sejam acessadas sempre que necessário.