Pesquisa da Unila sobre o Câncer aponta que agricultores que utilizam de forma adequada os EPI’s possuem material genético mais preservado

Criado em: 29/06/2021 10:46:00
Atualizado em: 29/06/2021 10:46:00

A pesquisa identificou ainda um adoecimento precoce de mulheres para o Câncer de mama em Missal

      Em reunião com a equipe da Administração Municipal de Missal, os professores do curso de Medicina da UNILA e coordenadores da pesquisa de estabelecimento do perfil de adoecimento oncológico (Câncer) da população de Missal, apresentaram as primeiras impressões dos resultados já obtidos, tendo em vista que cerca de 70% da população respondeu os questionários aplicados.

      O Dr. Luiz Fernando Zarpelon informou que foi feito um estudo sobre agressões ao material genético de populações. “Uma das coisas que podemos verificar, por exemplo, é que as pessoas que trabalham com defensivo agrícola utilizando equipamento de proteção individual (EPI) tem o seu material genético mais preservado do que pessoas que tem trabalhado com menos cuidado”, observa o professor.

      Outra questão apontada por Zarpelon é em relação ao uso de trator cabinado, que diminui o risco de dano no referido material genético em relação ao uso do trator não cabinado. Além disso, os cuidados no preparo do defensivo que será utilizado. “Já é um dado bastante importante”, exclama.

      Luiz Fernando também explicou que foram feitas algumas amostras e coletas de alimentos, água, durante períodos continuados para identificação de possíveis substâncias que possam estar expondo a riscos. “Temos observado alguma precocidade de as mulheres adoecer para o Câncer de Mama em Missal”, cita. Inclusive, este adoecimento no público mais jovem no município se observa superior que em outros cenários como o Estadual e Nacional.

      “Todos estes elementos trazem dados importantes, substanciais utilizados nas definições de políticas públicas”, aponta Dr. Luiz Fernando. “Estes dados vão ser muito importantes, primeiramente para a população de Missal, mas também muito úteis para o Brasil como um todo, no seu conhecimento, no entendimento do Câncer”, finaliza.