Pela primeira vez ação do Agosto Azul é realizada em Vista Alegre

Criado em: 19/08/2022 10:44:29
Atualizado em: 19/08/2022 10:44:29

A atividade contou com grande adesão do público masculino

        Na tarde de quinta-feira, 18 de agosto de 2022, os homens da comunidade de Vista Alegre compareceram a fim de buscar a prevenção à saúde. As atividades alusivas ao Agosto Azul, mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem, foram desenvolvidas no centro de convivência dos Idosos de Vista Alegre.

        O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, apontou todas as conquistas na área da saúde nas suas gestões. “Sempre tivemos um compromisso muito grande com a saúde da população e me recordo que quando assumi, em 2009, na primeira gestão, tínhamos apenas uma kombi para o transporte de pacientes, e hoje temos uma frota que permite um ótimo atendimento, isso é fruto de planejamento e gestão eficiente”, recorda Ferrari.

        Outro ponto citado por Ferrari é a valorização dos servidores. “Para ter um bom atendimento, é preciso investir também na qualificação profissional, e todos os profissionais que atuam na saúde de Missal tem se dedicado. Nós enquanto gestores, trabalhamos para dar as condições necessárias e remuneração justa. Atualmente temos uma equipe fantástica que desenvolve este importante trabalho”, elogia.

        A Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, citou ainda os programas criados na atual gestão como o Olhar Missalense, Saúde Bucal Missalense e o Auxílio Mais Saúde. “Os compromissos assumidos com a população estão sendo cumpridos a medida que conseguimos desenvolver o trabalho, sempre pensando no bem estar das pessoas”, enfatiza. “Temos planejado muitas ações visando a prevenção e a promoção da saúde”, completa Silvia.

 

Atendimentos

        Orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto ao câncer de próstata, que tem acometido cada vez mais homens em todo o mundo foram repassadas pela Dra Mariane Cristina Frassatto.

        A Dentista Zenaide Kaefer apresentou informações importantes alertando para os riscos do tabagismo, citando inclusive efeitos nocivos relacionados ao consumo de Narguilé e dos cigarros eletrônicos, a moda do momento. Quem tiver interesse em parar de fumar pode buscar este serviço junto a secretaria de saúde de Missal.

        Entre os atendimentos ofertados estão os testes rápidos para detectar IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis – (HIV/Aids, Sífilis, entre outras), Glicemia, Hepatite, além disso avaliação odontológica, PSA (Prostate Specific Antigen – Antígeno Específico da Próstata na tradução) por intermédio de uma parceria com o Ceonc.

        A próxima ação ocorre no sábado, dia 27 de agosto, para Unidade de Referência o Centro, com local ainda a ser definido. O início das atividades ocorre as 8h da manhã e segue até as 14h sem intervalo.