Nutricionista Jaqueline Schons faz palestra sobre Obesidade epara funcionários de Indústria local

Criado em: 13/08/2021 10:57:57
Atualizado em: 13/08/2021 10:57:57

       Na manhã desta sexta-feira, 13 de agosto de 2021, a nutricionista Jaqueline Schons, que atende na Secretaria de Saúde de Missal, concedeu uma palestra sobre Obesidade na Indústria Totalmix, antiga fecularia. A apresentação foi para os funcionários da empresa como forma de prevenção de doenças.

       Jaqueline apresentou, primeiramente, o que vem a ser a obesidade, uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e tem se tornado um problema de saúde pública. No Brasil, existem mais de 20 milhões de adultos obesos, segundo apontou a nutricionista.

       Além disso, ela apresentou algumas causas, como a alimentação inadequada ou excessiva, por exemplo. “Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia”, informa. O sedentarismo, no entanto, é o segundo fator importante que contribui para a obesidade.

       Há ainda fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade, ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais. “Também existe uma influência dos fatores psicológicos”, acrescenta Jaqueline.

       Como forma de observar as condições já existentes, a nutricionista falou ainda sobre os sinais e sintomas da obesidade. “Além das roupas apertadas e o aumento do ponteiro na balança, o acúmulo de gordura é um indício de obesidade”, destaca. “Episódios de apneia do sono, dificuldade para movimentar-se, cansaço frequente e distúrbios no ciclo menstrual nas mulheres também são indicadores da doença”, completa.

 

Tratamento

       Há como tratar a doença, com mudanças no estilo de vida, dieta menos calórica aliada a um programa de exercícios físicos, sempre sob a supervisão de um profissional. “Também pode ser feito o uso de medicamentos, desde controladores de apetite até os que reduzem a absorção de gordura pelo organismo”, sugere Jaqueline.

       No entanto, para os casos mais graves, pode ser recomendada também a cirurgia bariátrica, especialmente para quem possui o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 35 e também ter doenças associadas à obesidade, e para os que têm IMC acima de 40 e não conseguem emagrecer com outros tratamentos.

 

Prevenção

       A doença pode ser evitada desde a infância, com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de esportes ao longo da vida.

       A obesidade tem impactos na vida das pessoas. O aumento do risco de doenças como hipertensão arterial, do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

       “O excesso de peso pode trazer ainda prejuízos para as relações pessoais e profissionais, pois essas pessoas são mais propensas à depressão e ansiedade”, alerta a nutricionista durante sua apresentação. Jaqueline ainda apresentou pelo menos 10 dicas nutricionais aos participantes, sugestões de leitura, documentários entre outras dicas importantes, visando a melhor saúde das pessoas.