Novo Convênio do Estado com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde visa aumentar capacidade de ações voltadas aos municípios

Criado em: 25/04/2023 11:24:43
Atualizado em: 25/04/2023 11:24:43

A formalização ocorreu em Curitiba na última semana. Missal esteve representada pela secretária Silvia Maccari Petricoski

Na última semana, na quarta-feira, 19 de abril, o Governo do Estado do Paraná firmou convênio no valor de 3,15 milhões de reais com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O objetivo, segundo informou a própria secretaria de Estado da Saúde é buscar expandir o aporte e a capacidade de desenvolvimento de políticas públicas para a saúde.

A formalização aconteceu durante a segunda reunião da Comissão Intergestores Bipartite (Cib) deste ano e tem como finalidade auxiliar a entidade na realização de atividades de apoio aos gestores municipais. Segundo Beto Preto, o Cosems representa um grande alicerce não somente na produção de ações em saúde, mas também na gestão dos municípios.

A entidade que envolve os secretários municipais de Saúde de todo o Estado entende que a saúde paranaense sai fortalecida do evento, sobretudo a partir do aprofundamento das políticas de regionalização. Missal esteve representada pela Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski.

Outros temas

O encontro promoveu, ainda, discussões acerca da atual presença do mosquito Aedes Aegypti no Estado. De acordo com o último boletim epidemiológico, o Paraná soma 21.406 casos confirmados de dengue e 140.570 notificações, contando também com 56 mil casos já descartados.

Os gestores ainda debateram os resultados do Dia D da Vacinação, que registrou mais de 300 mil aplicações. Durante a reunião, também foram discutidas ações para assegurar os cuidados da Linha de Atenção Materno Infantil, que se estende desde o pré-natal até o acompanhamento e desenvolvimento da criança.

Segundo dados parciais do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Nascidos Vivos (Sinasc), até abril deste ano foram registrados 17 óbitos maternos no Estado.

Dentre outros assuntos discutidos, estiveram ações voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); o cofinanciamento estadual para implantação e custeio mensal do Serviço Residencial Terapêutico; e o plano estadual das cirurgias eletivas.

(Com informações da assessoria da SESA – AEN)