Mortalidade materna, infantil e fetal é discutida pela Comissão Intergestores Bipartite

Criado em: 23/08/2022 13:32:57
Atualizado em: 23/08/2022 13:32:57

       Durante a 4ª reunião do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde nesta terça-feira, 16 de agosto, em Curitiba, foram discutidas ações que visam a redução da mortalidade materna, infantil e fetal no Estado do Paraná. O encontro foi organizado pela Comissão Intergestores Bipartite que envolve representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Consems/PR).

       A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, esteve na reunião e afirma que o foco da temática é o monitoramento no parto, como fator que evita a morte materna ou infantil. Além disso, há a constatação de que as principais causas diretas de mortalidade são hemorragias, pré-eclâmpsia, embolias e infecções urinárias, entre outras.

       Já as causas indiretas com maior incidência são as complicações da Covid-19 e as doenças respiratórias. “Em Missal nós temos uma grande preocupação quanto ao atendimento do pré-natal, pois, é nestas consultas que os profissionais identificam se há riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê, e com as informações obtidas nesta reunião, temos a convicção de que as políticas públicas neste sentido são eficientes”, avalia.

       Vale lembrar que em caso de diagnóstico de uma gravidez de alto risco, a paciente começa a ser acompanhada pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu, que é o hospital de referência para gestações de alto risco. “É muito importante também o monitoramento hospitalar do pós-parto, por pelo menos 24h, e isso ocorre no município”, finaliza Silvia.