Missal teve representação na I Conferência Estadual de Política Pública sobre Drogas

Criado em: 02/06/2022 17:09:23
Atualizado em: 02/06/2022 17:09:23

        Nos dias 01 e 02 de junho, ocorreu na capital paranaense a I Conferência Estadual de Política Pública sobre Drogas promovida pelo Núcleo Estadual de Política sobre Drogas (NEPSD) e Conselho Estadual de Política Pública sobre Drogas (CONESD).

        O município de Missal esteve representado pela secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental, Neusa Della Libera, a Assistente Social, Andreia Marta Konzen Scherer, e a recepcionista da secretaria de Saúde, Izoldi Schrenk Steffen.

        Houveram importantes palestras acerca do tema central, que trata da elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre drogas, reflexões sobre a referida política com base em 04 eixos focados nos trabalhos de prevenção às drogas.

        Houve ainda algumas discussões em torno dos eixos propostos no Plano Nacional da política antidrogas, pautados na prevenção, cuidado (tratamento e reinserção social), Combate às drogas e à gestão de ativos, com a utilização dos recursos de apreensões no tratamento e prevenção de dependentes.

        A avaliação do grupo participante é positiva, pois, trazem na bagagem novas ideias na tentativa de trazer novidades a Missal para implementar ações efetivas, seja de tratamento a quem necessita, seja preventivo evitando problemas futuros, visto que este deve ser um trabalho multisetorial a ocorrer em rede.

        Esta rede deve estar composta de representantes da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Esporte, Segurança, instituições sociais, pastorais, denominações religiosas, juventude, Indústria, Comércio e Turismo com foco no mercado de trabalho e capacitações, organizações públicas, associações, entidades, entre outros.

        O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Estadual de Justiça, Família e do Trabalho, Polícia Militar, Procuradoria da Justiça, Secretaria Nacional Antidrogas, procurador da Fazenda Nacional, OAB, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Polícia Cientifica do Paraná, Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba e representantes do Conselho estadual antidrogas.