Missal sedia capacitação e treinamento para Agentes de Endemias de 04 municípios da 9ª Regional de Saúde

Criado em: 27/10/2021 16:47:57
Atualizado em: 27/10/2021 16:47:57

Na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, foi iniciada a capacitação com treinamento para os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) de 04 municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu. O encontro ocorre em 03 dias e reúne os profissionais dos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Ramilândia e Missal, que sedia as capacitações.

De acordo com Valdecir Nunes, técnico de Entomologia da 17ª Regional de Saúde de Londrina, o objetivo é proporcionar uma reciclagem aos agentes, que já atuam há tempo no combate do mosquito transmissor da dengue, proporcionar a capcitação, treinamento de ações no combate ao mosquito transmissor, bem como estabelecer uma uniformidade no trabalho regional.

No primeiro dia, o conteúdo será totalmente teórico abordando principalmente a bilogia do vetor. No segundo dia haverá um trabalho prático, onde os agentes irão a campo, com serviço técnico de pesquisa domiciliar e pesquisa de criadouro (foco). Já no terceiro e último dia, será momento de avaliação, tirar dúvidas e apresentar o levantamento de formulário.

O vice-prefeito de Missal, Eugênio Schwendler (Chenho) esteve na abertura, deu as boas vindas aos presentes e falou da importância que estes profissionais tem no combate à dengue e de outras doenças endêmicas. “Aperfeiçoar o trabalho, buscar compreender melhor as mudanças de ano em ano, é parte da profissão de vocês, parabéns por aceitarem este desafio de buscar atualização”, elogia.

A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski, apontou a situação vivida pelo município, em especial neste ano, onde houveram muitos casos registrados e ainda hoje são encontrados muitos focos do mosquito transmissor. “Manter a mesma linha de trabalho nos municípios facilita muito a compreensão do problema, estamos felizes em poder fazer parte disto”, exclama.

O representante da 9ª Regional de Saúde na capacitação é o Assessor Técnico, Sandro Goulart. Como já mencionado, há a presença de representantes da 17ª Regional de Saúde de Londrina. São 03 técnicos em Entomologia: Valdecir nunes, Celso Faraum e Bertolino de Oliveira.