Missal sedia 1º Seminário sobre o Câncer Relacionado ao Trabalho

Criado em: 22/05/2023 14:52:55
Atualizado em: 22/05/2023 14:52:55

O 1º seminário sobre o câncer relacionado ao trabalho ocorreu em Missal na terça-feira, 16 de maio na Câmara de Vereadores. O evento tem como objetivo, no primeiro momento, levantar e identificar os casos de câncer que vêm ocorrendo no município de Missal, desde o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) municipal, bem como, se estes estão em tratamento oncológico.

A finalidade é estabelecer a relação do agravo/doença com a atividade que exerce no mercado de trabalho. Em posse dessa informação é possível identificar os possíveis riscos ambientais e ocupacionais aos quais o trabalhador, vítima do câncer, está exposto no ambiente de trabalho.

Diante da estatística dos casos existentes será possível a construção de medidas de combate, prevenção ou, minimamente, redução às exposições que podem, futuramente, desenvolver o câncer. A partir disso, poderão ser criadas, pelas esferas governamentais (Ministério da Saúde e Ministério Público do Trabalho) políticas públicas voltadas à saúde e segurança dos trabalhadores no âmbito do combate ao câncer ocupacional.

A coordenação da atividade foi da enfermeira Marilene Padeski Lacerda, representando a 9ª Regional de Saúde Foz do Iguaçu. Participaram das atividades alguns profissionais da secretaria de saúde de Missal, que puderam esclarecer dúvidas e identificar com base nos dados apresentados os caminhos a serem percorridos.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito Ferrari, vice-prefeito Chenho, Secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski, o diretor Custódio Luiz Reis Lima, os vereadores Elmo Pauli e Elias Andrade, além de representantes da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.