O dia 20 de janeiro de 2021 vai ficar marcado na historia de Missal. Foi neste dia que o município recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, que originou a pandemia que mudou completamente os hábitos e a rotina da população mundial.
O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com a secretária de Saúde, Tânia Sbabo Jank, retirou 80 doses da vacina durante a manhã desta quarta-feira (20) na sede da 9ª Regional de Saúde em Foz do Iguaçu. De acordo com Tânia, essas doses serão destinadas num primeiro momento aos profissionais da Linha de frente ao combate da doença.
Estes profissionais são do Hospital, da Unidade Sentinela, Samu, médicos enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas de ambulância, entre outros que integram o atendimento da linha de frente aos casos suspeitos e positivos da Covid-19. “Para as próximas etapas vamos aguardar o Plano Nacional de Vacinação, que será amplamente divulgado, portanto, pedimos à população que aguarde este planejamento”, detalha a secretária.
Tânia ainda destacou que foi um dia de muita emoção com esta conquista da ciência. “Isso aflorou ainda mais a esperança, dia de muita emoção”, resume a secretária. Os demais grupos serão atendidos conforme a disponibilidade das vacinas. A Secretaria de Saúde de Missal está preparada para atender a população, mas aguarda a disponibilização de mais doses e do cronograma do Ministério da Saúde.