Missal irá receber o carro Fumacê na próxima quinta-feira, 18 de fevereiro

Criado em: 17/02/2021 08:00:59
Atualizado em: 17/02/2021 08:00:59

A 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu confirmou que vai disponibilizar o carro Fumacê para o município de Missal na próxima quinta-feira, 18 de fevereiro. O objetivo é fazer com que diminua a incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças como Zika e Chicungunya, que podem levar a morte.

Ações contra a dengue em Missal

O município registrou até esta terça-feira, 16 de fevereiro de 2021, 29 casos positivos de dengue. O número é considerado alto para o período se comparado aos anos anteriores. Isso se deve muito em função de que houve grandes volumes de chuva, com dias abafados, e posteriormente vários dias de sol forte e muito calor. Essas condições são favoráveis a proliferação do mosquito transmissor.

Diversas ações estão sendo desenvolvidas desde o início do ano, como as visitas domiciliares, verificações de locais com larvas, levantamento do índice LIRAa, que inclusive foi superior a 1% que é o preconizado pelo Ministério da Saúde, bem como o bloqueio de casos, que é feito com bomba costal pelos agentes de endemias nas proximidades de onde houveram casos positivos.

Arrastão contra a Dengue

Além disso, mais de 100 servidores municipais foram às ruas do Centro, bairros e Distrito do Portão Ocoí, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, para efetuar o Arrastão contra a dengue. Os números do Arrastão ainda não foram atualizados, mas houve o registro de recolha de muitos materiais entre recicláveis, entulhos, galhos e folhas, entre outros. O Arrastão teve avaliação positiva, mas se a população não contribuir, não será o suficiente.