Missal está com 35 casos ativos de Covid-19 até este dia 16 de março

Criado em: 16/03/2021 17:09:08
Atualizado em: 16/03/2021 17:09:08

O município de Missal registrou um novo caso positivo de Covid-19 nesta terça-feira, 16 de março de 2021, confirmado por teste rápido, já que não haviam exames aguardando resultado. Chega, portanto, a 836 casos positivos no total, com 792 curados e 09 óbitos. São 35 casos ativos da doença, com potencial de transmissão e 02 internados.

Se na segunda-feira, 15, não havia nenhum caso suspeito, nesta terça-feira, dia 16, são 19 pessoas aguardando resultados de exames como casos suspeitos. Destes, foram 14 coletas em pessoas do sexo masculino com idades que variam entre 16 e 69 anos, e 05 do sexo feminino com idades entre 29 a 87 anos. Devem cumprir o isolamento domiciliar 102 pessoas, monitoradas.

Ocupação de leitos chega a 98,84% na Macro Oeste

A situação da ocupação dos leitos de UTI na macrorregional Oeste está se agravando. A taxa chegou a 98,84% com 299 pessoas na fila para transferência. São três leitos disponíveis e 173 pacientes aguardando transferência para unidades especializadas. Lembrando que a macrorregional Oeste engloba as regionais de saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo.

De acordo com o mapa de ocupação elaborado pelo CARE (Central de Atendimento à Regulação) Paraná, das 282 vagas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) três estariam disponíveis - taxa de ocupação de 98,84%; e das 439 vagas de enfermaria, 132 estão sem pacientes (ocupação de 69,93%).

Em relação aos pacientes que estão na fila de espera por um leito, o mapa aponta que para suprir essa necessidade seriam necessários mais 173 UTIs e 126 enfermarias.

Nova Cepa do Vírus pode causar a morte de mais jovens

Em 2020 era mais comum ver idosos contraindo a doença nas formas mais graves, 2021 tem mostrado que os mais jovens estão ocupando cada vez mais os leitos de UTI dos hospitais.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) confirmou que a variante P1, que surgiu no Amazonas, está em circulação no Paraná. Essa pode ser uma das explicações dos mais jovens ficarem em estado grave.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) mostram que, até na quarta-feira da semana passada, dia 10 de março, por exemplo, os jovens representavam 61,8%.

Com aglomerações, festas e, muitas vezes, falta de cuidado, os jovens viraram alvos fáceis para a doença, na avaliação dos profissionais da saúde.

Com informações da Sesa, Care Paraná e G1.