Missal é selecionada para participar de Capacitação para Orientação Alimentar na Atenção Primária à Saúde

Criado em: 15/09/2022 10:58:45
Atualizado em: 15/09/2022 10:58:45

O município está entre os 06 selecionados no Paraná e entre os 64 selecionados no Brasil

         Na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro, a secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski e a nutricionista do município, Jaqueline Schons, participaram de uma reunião online com representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo e Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP).

         O Encontro foi para esclarecer alguns pontos da participação de Missal na capacitação denominada QualiGuia (Qualificação Profissional para Orientação Alimentar na Atenção Primária à Saúde), cujo o município foi selecionado para participar.

         Missal está entre os 06 municípios do Estado do Paraná selecionados para participar do programa e entre 64 municípios de 15 Estados do Brasil. Na região foram selecionados Matelândia, São Miguel do Iguaçu e Missal, entre os municípios com porte populacional entre 05 e 30 mil habitantes.

 

Critérios para a Seleção

         Entre os critérios avaliados estão: A cobertura nutricional das crianças com lançamento no SISVAN; possuir nutricionista vinculada com a Atenção Primária em Saúde (APS); estar recebendo incentivo financeiro do PROTEJA (Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil); foram avaliadas a distribuição de macrorregiões do País, além do porte populacional.

         A Secretária de Saúde de Missal, Silvia Maccari Petricoski disse que o objetivo é trabalhar na Atenção Básica capacitando as equipes para atuar frente as questões alimentares da população e orientação sobre segurança alimentar, alimentação saudável a partir da Atenção Primária em Saúde. “A gente fica feliz por Missal ter sido contemplado entre tantos municípios brasileiros nesta faixa populacional”, comemora.

         Na avaliação da secretária Silvia a pesquisa desenvolvida nas escolas para verificar a obesidade infantil colaborou, dando visibilidade ao trabalho. “Pra nós é uma honra ter sido selecionado, fortalecendo ainda mais a Atenção Primária em Saúde do município”, destaca. Quem ganha é a população de Missal”, finaliza.

 

Parceria

         A parceria prevê a realização de cursos EAD com protocolos de guia alimentar para população brasileira lançada em 2014 pelo Ministério da Saúde com um curso de duração aproximada de 30h aos profissionais do município, obtendo, inclusive, certificação.

         Além disso, prevê o apoio aos gestores municipais para desenvolver programas de educação permanente em Saúde com um Guia de Apoio ao Gestor, com a realização de reuniões online e presenciais ao final deste mês de setembro ou início de outubro, iniciando visitas aos 64 municípios do Brasil selecionados.

         O protocolo de Guia Alimentar para a população contempla adultos, idosos, gestantes, crianças e adolescentes. A duração estimada é de cerca de 03 anos, desde a realização do curso e mais o suporte ao município, que dentro de 180 dias deverão ser visitados.