Missal confirma 09 novos casos de Covid-19 neste dia 17 de março

Criado em: 18/03/2021 07:38:21
Atualizado em: 18/03/2021 07:38:21

O município de Missal confirmou 09 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira, 17 de março de 2021. Chega a 845 casos positivos no total, com 800 curados e 09 óbitos. São, portanto, 36 casos ativos da doença no município, com potencial de transmissão. Há 03 pacientes internados.

Nesta quarta-feira (17) foram encaminhados para análise a amostra de 10 pessoas com suspeita da doença, sendo 06 do sexo masculino com idades entre 15 e 78 anos e 04 do sexo masculino com idades entre 19 e 50 anos. Há ainda 82 pessoas que devem permanecer em isolamento domiciliar sendo monitoradas.

Vale lembrar novamente que descumprir o isolamento domiciliar, principalmente quando o diagnóstico for positivo para Covid-19, é considerado crime, passível de sanção com multa e até prisão, pois, coloca a vida de outras pessoas em risco. Portanto, respeite a quarentena, para evitar a proliferação da doença.

Para a população é importante frisar que se deve manter o distanciamento físico, fazer a higienização das mãos, evitar aglomerações e fazer o correto uso da máscara. Estas medidas são as mais eficazes para evitar o avanço do Coronavírus no município. Todos devem fazer a sua parte.

Ocupação de Leitos de UTI

A taxa de ocupação de leitos de UTI na macrorregião Oeste continua alto. Foram mais cinco leitos de UTI exclusivas para tratamento de pacientes com covid-19 abertos na Macro Oeste, região que engloba municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

O total de leitos de UTI é de 287, mas a demanda reprimida de pacientes aguardando uma vaga ainda é elevada. São 145 pessoas com quadro grave da doença que aguardam uma transferência para UTI. A área da 10ª Regional de Saúde, com sede em Cascavel, é a mais complicada. São 54 pacientes na espera por um leito de UTI. Depois, vem a Regional de Foz do Iguaçu, onde há 35 pacientes aguardando transferência, seguida de Toledo, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Além dos leitos de UTI, existe também uma demanda reprimida de leitos clínicos, de enfermaria. Na macrorregião há 103 pacientes que estão provisoriamente em UPAs aguardando transferência para um leito de enfermaria em hospital.

Medidas mais Restritivas no Estado até 1º de abril

O Governo do Estado prorrogou até as 5 horas do dia 1º de abril as medidas restritivas que estão em vigor no Paraná desde o último dia 10. Com isso, serão mais 16 dias de restrições de circulação. Também estão mantidas as regras para as atividades que têm permissão para funcionar. O Decreto 7.122/2021 foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (16).

A decisão endossa a necessidade de controle da circulação do coronavírus no Paraná neste momento. O Estado atravessa um período de elevação dos índices relacionados à doença, como número de casos, óbitos, internações e taxa de transmissão. O governador Ratinho Junior reforçou que o momento de emergência vivido no Estado demanda o cumprimento de medidas mais restritivas. Ele também pediu solidariedade.

Continuam suspensas atividades que causem aglomerações, de forma a diminuir a contaminação da população pelo vírus e, consequentemente, reduzir o impacto de casos no sistema de saúde. A fiscalização mais intensa das forças policiais continuará até o dia 1º de abril.

Missal

A equipe técnica da Saúde no município de Missal se reuniu na tarde desta quarta-feira, 17 de março, para traçar algumas estratégias de enfrentamento a Covid-19. Essas estratégias serão discutidas na reunião do Comitê de Crise prevista para quinta-feira, dia 18 de março, as 10h da manhã. Enquanto não houver novo decreto municipal, valem as medidas do Estado.

Com informações da AEN e Care Paraná