O município de Missal, a exemplo de todo o território nacional, realizou no sábado, o Dia D de Multivacinação e Poliomielite. Foram aplicadas 497 doses no total, sendo 21 contra a influenza (gripe), 49 doses contra a Covid-19, 113 doses de vacinas de rotina e 314 doses contra a Poliomielite.
O foco principal do Dia D foi a campanha contra a Pólio, justamente pelo fato do risco da volta da doença após anos de erradicação. O objetivo é atingir pelo menos 95% do público-alvo que são as crenças maiores de 01 anos e menores de 05 anos de idade. As 314 aplicadas correspondem a 56% da cobertura vacinal em Missal.
Em Missal os cadastros apontam que são 561 crianças na faixa etária que devem receber a vacina. “percebemos que muitos pais ainda não levaram os filhos para vacinar contra a Pólio”, avalia a secretária de Saúde, Silvia Maccari Petricoski. A Campanha segue ainda até 09 de setembro. “Neste período, quem ainda não vacinou, pode procurar a Unidade de Saúde de Referência e receber a vacina”, convida.
Silvia ainda lamenta o alto número faltante. “Ainda falta muita gente levar as crianças para receber a vacina, são 247 crianças que devem se vacinar, o que representa um pouco menos da metade do nosso público alvo. Nosso objetivo é atingir pelos menos os 95% preconizados pelo Ministério da Saúde”, conclui a secretária de Saúde de Missal.
Pais e responsáveis não deixem de vacinar as crianças contra a Poliomielite. Procure a unidade de Saúde de Referência e garanta a imunização do seu filho, protegendo-o desta doença. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.
Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores.