Mais de 100 homens são atendidos no Portão Ocoí na atividade do Agosto Azul

Criado em: 22/08/2023 16:46:51
Atualizado em: 22/08/2023 16:46:51

No último sábado, 19 de agosto, a Secretaria de Saúde de missal desenvolveu mais uma ação alusiva ao Agosto Azul. Desta vez no distrito do Portão Ocoí. Os resultados das ações têm surtido efeitos positivos. Foram mais de 100 atendimentos durante o dia no Centro de Convivência dos Idosos.

A ação contou com a participação do Prefeito Ferrari e do Presidente da Câmara de Vereadores, Jair Bogler, que inclusive aproveitaram o momento para a realização dos exames disponibilizados, já que tem como unidade de Saúde de Referência o Portão Ocoí. A abertura foi conduzida pela Secretária de Saúde, Janieli Rodrigues de Oliveira e o Diretor Custódio Luiz Reis Lima.

De acordo com as informações repassadas pela secretaria de Saúde, foram 89 exames de PSA em parceria com o Ceonc de Cascavel. No Portão Ocoí ainda foram 83 testes rápidos realizados, além de outros atendimentos.

A Dra Maria Gabriela falou sobre câncer de próstata, a dentista Kátia abordou os riscos do câncer de boca e a Dentista Zenaide orientou sobre tabagismo. A enfermeira Eduarda comandou a equipe da Unidade do Portão.

Durante o dia houveram atividades físicas, medição de glicemia capilar, aferição de pressão, teste rápido de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites, realização de exames PSA, palestras sobre Saúde Bucal, além, da oportunidade de efetuar a atualização da carteira de Vacinação.

A próxima ação será na Linha Santa Catarina, a partir das 18h de quinta-feira, 24 de agosto, no Clube da comunidade. Ainda esta semana ocorrem atividades no Bairro Renascer na sexta-feira, dia 25, às 18h e no dia 26, sábado, em Dom Armando a partir das 8h da manhã. Leve documentos pessoais como CPF e Cartão SUS.

Orientação para Exame PSA

A recomendação é que o homem que tiver interesse em realizar o exame PSA não deve realizar exercícios físicos como andar de bicicleta ou a cavalo, por exemplo, por pelo menos 72 horas antes do exame.

Deve estar em jejum por pelo menos 04 horas do exame. Ainda se abster de relações sexuais por pelo menos 72 horas antes do exame e evitar qualquer procedimento que estimule a próstata.

O público-alvo são homens entre 45 e 75 anos de idade.

24/08 – LINHA CATARINA – 18h às 21h – Clube da Comunidade;

25/08 – BAIRRO RENASCER – 18h às 21h – Clube do Bairro Renascer;

26/08 – DOM ARMANDO – 7h30 às 14h – Pavilhão da Igreja Católica;

30/08 – VISTA ALEGRE – 7h30 às 11h30 – Clube de Idosos de Vista Alegre.