Laboratório Municipal recebe selo de avaliação com conceito de excelência

Criado em: 15/04/2021 15:14:14
Atualizado em: 15/04/2021 15:14:14

O laboratório Municipal, que realiza diversos exames por dia na Unidade de Saúde do Centro em Missal, foi certificado com um selo de avaliação com conceito de excelência. Trata-se de um controle externo que consiste no recebimento de amostras-controle na 1ª e 2ª semana do mês. São analisadas essas amostras e enviados os resultados através de um programa informatizado.

O PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) realiza cálculos estatísticos dos resultados e disponibiliza o relatório geral da avaliação do lote através de sua página na internet. As avaliações de Missal foram todas com conceito de excelência nos exames prestados, por isso, conta com o selo de qualidade em seus laudos. O PNCQ é o maior provedor de ensaios de Proficiência do País.

Buscando sempre a qualidade o laboratório municipal participa do Ensaio de Proficiência certificado (Programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ) pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O mesmo obteve, desde sua implantação (2007), a qualificação de Excelência nas avaliações.

Qualificação

Na prática médica diária e para o diagnóstico preciso das suspeitas clínicas, são fundamentais determinados requisitos. Entre elas a qualidade técnica do profissional médico, boa relação médico/paciente e exames laboratoriais de qualidade.

Em busca desta qualificação, o município de Missal disponibiliza equipe multiprofissional especializada (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentista, nutricionista, psicólogas, serviço social, entre outros), e um laboratório clínico com equipamentos de última geração, bem como uma equipe qualificada.

Equipe do Laboratório

O laboratório Municipal possui 06 profissionais que atuam. Entre eles dois bioquímicos, dois técnicos e duas estagiárias: Diana Pauli Bassani e Fabiano Rodrigo Julca são os bioquímicos; Noeli Willimbrink e Rosane Maria Erthal são auxiliares de Enfermagem e há duas estagiárias, Fabiana Vidal e Jairiane Dia de Lima.

São realizados em média 3 mil exames por mês no laboratório do município. Em fevereiro, foram 2.818 exames e em março, foram 3.782, por exemplo.

São realizados exames de urina, determinação de fator reumatoide, ácido úrico, amilase, colesterol, creatinina, fosfatase alcalina, glicose, beta HCG, hemoglobina, proteína C reativa, transaminase, triglicerídeos, ureia, hemograma, hematócrito, teste rápidos de dengue, HCV, Sifilis, HIV, Detecção da Covid-19, tipagem sanguínea, entre outros.

Modernização

A Secretaria de Saúde visa atender as necessidades da população para que recebam uma atenção primária de saúde com qualidade e que as suspeitas clínicas sejam diagnosticadas e confirmadas.

No ano de 2018 o laboratório de Missal foi modernizado com a aquisição de novos equipamentos, como foi o caso do analisador Bioquímico Automatizado para a realização de testes de coagulação, leitor de tira de urina e microscópio óptico com luz de led.

Este equipamento de automação em Bioquímica SX-260 da marca SINOWA, adquirido em 2018, permite maior precisão, confiabilidade e mais rapidez no tempo de execução dos testes, pois o equipamento é capaz de realizar até 260 exames/hora.