Inscrições para Curso de Formação inicial em cuidador de Idoso é aberta para toda a população interessada em Missal

Criado em: 22/06/2023 09:20:31
Atualizado em: 22/06/2023 09:20:31

O curso é presencial, ofertado pela Escola Pública do Paraná, e Missal é o único da Regional de Foz a receber a formação

Missal será contemplado com o Curso de Formação Inicial em Cuidador de Idoso, ofertado pela Escola de Saúde pública do Paraná. O município foi o único pertencente a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu a ter a confirmação do curso. As inscrições iniciaram no dia 01 e seguem até o dia 30 de junho.

A aulas presenciais ocorrem na Escola de Qualificação de Missal. A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou dois editais. Um para docentes, pessoas que pretendem ministrar o curso, e outro edital para os alunos, pessoas interessadas em se capacitar, visto que a área tem grande demanda, não só em Missal, mas em outros locais. Atualmente a população idosa de Missal corresponde a cerca de 30% de todos os moradores do município.

O candidato precisará atender alguns critérios como: Ter ensino Fundamental completo, devidamente comprovado por histórico escolar; Ter 18 anos completos; Caso o número de candidatos seja maior que o número de vagas ofertadas, são critérios para desempate: Ter maior tempo de trabalho na área; Idade mais elevada.

Documentos necessários

Para a inscrição serão solicitados os seguintes documentos:  Cópia do Registro Geral - RG (FRENTE E VERSO); Cópia do CPF; Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Cópia do Título de Eleitor; Cópia comprovante de reservista (homens); Cópia do Histórico Escolar (FRENTE E VERSO); Comprovante de endereço;

Além disso o Edital possui alguns anexos como: Ficha cadastral preenchida; Requerimento de Matrícula preenchido e assinado; Carta de liberação do gestor (nos casos de servidores públicos) para a participação no curso, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do gestor; Cópia do documento que comprove o vínculo empregatício (ex: carteira de trabalho se CLT, cópia do contracheque, termo de posse, declaração do RH, declaração do empregador, etc.).

OBS: Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados no momento da inscrição. Quem precisar de suporte, haverá um profissional disponível para auxiliar na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Missal (Av. John Kennedy, ao lado do Ginásio 25 de Julho).

Editais

Edital para docentes: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/2023/06/656/EDITAL-07-2023-DE-CREDENCIAMENTO-PARA-SELECAO-DE-DOCENTES-CURSO-DE-FORMACAO-INICIAL-PARA-CUIDADOR-DE-IDOSO.html

Edital para Alunos: http://www.escoladesaude.pr.gov.br/2023/06/657/EDITAL-08-2023-CHAMADA-DE-INSCRICAO-DE-ALUNOS-PARA-O-CURSO-DE-FORMACAO-INICIAL-PARA-CUIDADOR-DE-IDOSO.html

Curso em Missal

O município realizou credenciamento junto a SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e recebeu a aprovação para receber o curso. Somente os municípios de Paranaguá, Irati, Bom Jesus do Sul, Missal e Paranavaí irão receber o Curso em Todo o Estado.

Atualmente quase 30% da população de Missal é composta por idosos. Isso requer profissionais qualificados e habilitados para cuidar destas pessoas, em especial pessoas acamadas, com comorbidade ou alguma deficiência.

Inicialmente o edital estava disponível para profissionais da Saúde e profissionais que atuam na área. E agora estão disponíveis para toda a população missalense. Interessados de outros municípios da região também podem se inscrever.